O atacante Fernando Viana e o meia Rafael Costa viveram momentos difíceis no Paraná Clube. Chegaram a ganhar o rótulo de refugo nas redes sociais. Em certos jogos, foram alvos de vaias e xingamentos da torcida.

Nessa terça-feira (dia 28), porém, os dois foram decisivos e garantiram a vitória do Paraná por 2 a 0 sobre o Náutico, 4º colocado da Série B, com 27 pontos. Mérito para o técnico Fernando Diniz, que soube recuperar os dois jogadores e também consagrou seu estilo de jogo.

Com o resultado, válido pela 15ª rodada, o Paraná ficou na 11ª posição, com 19 pontos.

Esse foi o quarto jogo do técnico Fernando Diniz no Paraná. Agora ele soma 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota no comando da equipe.

Com promoção de ingressos — R$ 10 com a camisa do time —, o jogo registrou o segundo melhor público do Paraná na Série B 2015, com 8.644. Antes, o maior foi contra o Vitória, com 8.941.

Para o jogo dessa terça-feira, o Paraná não tinha o volante Washington, vendido para o Marítimo (Portugal), além do meia Éder, lesionado.

O técnico do Paraná armou o time no esquema tático 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Rafael Costa centralizado, enquanto Danielzinho e Henrique jogavam pelos lados. O time manteve o estilo Diniz, com prioridade à posse de bola e aos passes curtos. Os cruzamentos e os lançamentos foram evitados. O goleiro Marcos atuava como uma espécie de goleiro-linha na saída de bola, usando passes curtos para os zagueiros.

A estratégia novamente deu certo. E, dessa vez, funcionou imediatamente. Já aos 4 minutos, o Paraná fez 1 a 0. Henrique rolou para Rafael Costa chutar no cantinho. Foi o 1º gol dele pelo clube. O time não recuou e nem aumentou a preocupação defensiva. Seguiu ofensivo, com a marcação adiantada e procurando o gol. E o placar aumentou para 2 a 0 já aos 18 minutos. Jean trombou na área e a bola sobrou para Fernando Viana chutar no canto. Foi o 3º dele na Série B. É o artilheiro do time na competição, empatado com Henrique.

O Náutico só conseguiu levar perigo em chutes de fora da área ou aproveitando falhas individuais do Paraná.

O primeiro tempo terminou com 55% de posse de bola para o Paraná, que somou 5 finalizações (2 certas), 3 cruzamentos (nenhum certo) e 3 escanteios. O Naútico teve 6 finalizações (3 certas), 6 cruzamentos (2 certos) e 3 escanteios.

No segundo tempo, o Paraná passou a utilizar mais os lançamentos. A ideia era aproveitar a postura do Náutico, que usava uma linha de impedimento mais avançada. O jogo ficou equilibrado, mas com raríssimas jogadas ofensivas dos dois times.

O Paraná também mudou o esquema tático, adotando o 4-4-2, com Henrique formando o ataque com Fernando Viana. No meio-campo, quatro jogadores na mesma linha.

Aos 21, Diniz tirou Rafael Costa, que já sentia dores, e colocou o meia-atacante Lucas Pará, um jogador de drible e velocidade.

O terceiro gol quase saiu aos 35 minutos, quando Ricardinho pegou rebote e chutou na trave.

No total dos 90 minutos, o Paraná somou 56% de posse de bola, 9 finalizações (4 certas), 8 cruzamentos (1 certo) e 5 escanteios. O Náutico teve 11 finalizações (4 certas), 11 cruzamentos (4 certos) e 3 escanteios.

PARANÁ 2 x 0 NÁUTICO
Paraná: Marcos; Ricardinho, Luiz Felipe, Luciano Castán e Rafael Carioca; Jean, Fernandes, Danielzinho, Rafael Costa (Lucas Pará) e Henrique (Rodrigo); Fernando Viana (Paulo Henrique). Técnico: Fernando Diniz
Náutico: Julio Cesar; Guilherme (Renato), Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Fillipe Souto; João Ananias, Gil Mineiro, Willian Magrão e Hiltinho (Bruno Alves); Marino (Pedro Carmona) e Douglas. Técnico: Lisca
Gols: Rafael Costa (4-1º) e Fernando Viana (18-1º)
Cartões amarelos: Rafael Costa (P). Douglas, Bruno Alves (N).
Árbitro: José Claudio Rocha Filho (SP)
Público: 8.644 (total), 7.990 pagantes Renda: R$ 91.980
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Gol do Paraná. Henrique faz jogada individual e rola para Rafael Costa, que solta a bomba da meia-lua. A bola entra no cantinho.
7 – Gil Mineiro chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
11 – Castán se atrapalha com a bola na área. Hiltinho aproveita e rola para Willian Magrão, que chuta no canto. Castán tira para escanteio.
18 – Gol do Paraná. Jean invade a área e cai ao dividir com o zagueiro. Fernando Viana pega a sobra e chuta no canto.
32 – Falta no meio-campo. Willian Magrão bate para a área. A bola bate no chão e quase engana Marcos, que espalma no canto.
42 – Willian Magrão chuta de fora da área. A bola bate na trave.

Segundo tempo
4 – Fernando Viana chuta de fora da área, mas fraco. O goleiro segura.
12 – Rafael Costa chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
25 – Rafael Carioca solta a bomba do bico da área. A bola passa perto, sobre o gol.
29 – Gil Mineiro passa por Castán, invade a área e fica na cara do gol. Ele chuta e Marcos salva com os pés.
35 – Rafael Carioca cruza. Fernando Viana cabeceia. A zaga tira mal. Ricardinho pega o rebote e chuta na trave.