pós a fuga em massa de 64 presos de uma das delegacias de Londrina, no domingo a noite, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu entrar na justiça para que o Governo abra novas vagas nos presídios paranaenses.

A superlotação nas carceragens de todo o Paraná não é novidade, mas a situação se complica a cada nova ocorrência. O estado tem mais de 28 mil detentos, sendo que 9 mil deles estão em delegacias de acordo com dados do Ministério da Justiça.
O coordenador da OAB para as prisões de Londrina, José Carlos Mancini Júnior, uma ação civil pública será aberta contra o governo paranaense,

A OAB cobra a abertura de 900 novas vagas no sistema prisional. Em grande parte das delegacias de todo o Paraná, há presos que já deveriam estar em penitenciárias. A superlotação chega a cinco vezes mais do que o projetado. A fuga em massa do fim de semana provocou uma reunião urgente da cúpula da segurança pública em Londrina, ontem (terça) a tarde.
De acordo com o delegado adjunto da Polícia Civil do estado, Naylor Robert, as delegacias de Londrina devem passar por um remanejamento de vagas, como foi feito em Curitiba.

Enquanto as novas penitenciárias não ficam prontas, a proposta da Secretaria de Segurança Pública do Paraná é aumentar o uso de tornozeleiras eletrônicas nos presos menos perigosos. Eles responderiam aos crimes em liberdade, para abrir vagas nas atuais cadeias.