O Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) apreendeu 12 armas de fogo, munições e aves mantidas em cativeiro nesta quinta-feira (30) durante a Operação Rodentia, no Oeste do Estado. Os policiais militares cumprem 14 mandados de busca e apreensão em Capitão Leônidas Marques e Boa Vista da Aparecida para combater pesca ilegal e a caça a aves e animais silvestres roedores (rodentia, em latim)

A operação começou às 6h no posto de Salto Caxias, em Boa Vista da Aparecida. Buscamos pessoas envolvidas na caça a animais silvestres, como paca, cotia, cateto, capivara. Já apreendemos carne silvestre, armas, materiais de pesca e caça, silenciadores e munições, disse o tenente Rildo Fausto Kops Neto.

Esta é a terceira fase da Operação Rodentia, cujas investigações tiveram início em julho de 2014. Segundo a polícia, o Paraná tem apenas 7% de mata nativa e parte importante está no oeste do estado. A preocupação é com a proximidade do Parque Nacional do Iguaçu.

Em uma casa, foram encontradas quatro aves silvestres. O nome da operação lembra os animais roedoeres, um dos alvos de proteção da ação de combate à caça.

De acordo com o comandante César Medeiros, em boa parte dos casos a caça ilegal no sudoeste vem sendo praticada por pessoas de poder aquisitivo alto. “Infelizmente é a idelogia da pessoa. Ela não precisa e sabe que não pode, mas pratica.”

APREENSÕES

Nesta manhã foram apreendidas dez armas longas e duas curtas com numeração suprimida, dois silenciadores, três lunetas, facas, dez quilos de carne de animal silvestre e 15 aves mantidas em cativeiro – canário da terra, azulão, trinca-ferro. 

Atualizada às 14:57