SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Além da esperada luta entre a americana Ronda Rousey e a paraibana Bethe Correia pelo cinturão do peso galo, o card principal do UFC 190, neste sábado (1), no Rio, terá a reedição de um duelo histórico.
O confronto entre os veteranos Maurício “Shogun” Rua, 33, e Rogério “Minotouro”, 39, tem sido aguardado há anos. Em 2005, os brasileiros fizeram a luta que é considerada a melhor de todos os tempos do Pride -popular evento japonês de MMA comprado pelo UFC em 2007- e uma das melhores da história do esporte.
Naquela ocasião, Shogun venceu por decisão unânime dos juízes após uma luta marcada por muita “trocação” (socos e chutes). Neste ano, ambos são treinadores do “The Ultimate Fighter Brasil”, reality show de MMA transmitido pela TV Globo, e vão reeditar o confronto.
Durante o dia reservado às entrevistas, na quinta (30), os dois adotaram um discurso de respeito ao adversário. Ambos estão perto da aposentadoria como lutadores, embora não tenham definido datas. A luta de 2005 permanece na memória dos dois que contaram ter assistido ao vídeo do combate histórico como preparação.
Na mesma noite, os pupilos de Shogun e Minotouro farão as finais do TUF. Dileno Lopes e Reginaldo Vieira farão o duelo decisivo da categoria peso galo, enquanto nos pesos leves Glaico França e Fernando Bruno disputarão o cinturão do programa, que já teve como vencedores Cezar “Mutante”, Rony Jason, Léo Santos, Antonio “Cara de Sapato” e Warlley Alves.
Outros nomes populares do MMA brasileiro, como Rodrigo “Minotauro”, irmão de Minotouro, Antônio “Pezão” e Demian Maia, este no card preliminar, estarão em ação na Arena da Barra.
Entre as mulheres, Bethe não será a única representante brasileira. Cláudia Gadelha enfrenta a mexicana Jessica Aguilar pela chance de disputar o cinturão do peso-palha.
Card principal (a partir de 23h)
Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar
Card preliminar: (a partir de 20h)
Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti