PATRÍCIA BRITTO
RECIFE, PE (FOLHAPRESS) – A imagem do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014), morto em um acidente aéreo, vai estampar latinhas da cerveja Itaipava.
Além do rosto, as latas também terão o bordão criado por Campos na véspera de sua morte: “Não vamos desistir do Brasil”. Tudo com as cores da bandeira nacional.
Serão produzidas 450 mil latinhas de 473 ml -os chamados latões- e comercializadas exclusivamente em Pernambuco. É a primeira vez que a cervejaria faz uma homenagem do tipo a um político morto.
Então candidato a presidente da República pelo PSB, Campos e outras seis pessoas morreram em acidente aéreo em 13 de agosto de 2014, quando chegavam a Santos, no litoral paulista, para uma agenda de campanha.
O empresário Walter Faria, dono da Itaipava, era amigo do ex-governador e inaugurou em abril deste ano uma fábrica da empresa em Itapissuma (PE), região metropolitana do Recife.
Na cerimônia, o pessebista recebeu uma homenagem póstuma, que contou com participação de seus filhos Maria Eduarda e João, ao lado do ex-presidente Lula.
A família de Campos foi consultada previamente sobre a homenagem e gostou da ideia. A Itaipava não precisou pagar por direitos de uso da imagem do ex-governador -apesar de oficialmente a empresa não comentar assuntos comerciais.
Além de cerveja, Campos também gostava de beber whisky e cachaça -mas pessoas que eram próximas a ele fazem questão de dizer que o ex-governador não abusava do álcool.
O Grupo Petrópolis, que controla a Itaipava, divulgou nota em que afirma que “reconhece a importância de Eduardo Campos, enquanto governador do Estado de Pernambuco, para a implantação da unidade em Itapissuma”.
“Durante as tratativas, a admiração pelo governador se estendeu à família. E nesse momento, atendendo a uma ideia de pessoas próximas a ele, o Grupo desenvolveu uma lata especial de Itaipava”, diz a empresa.
Uma homenagem a Campos será realizada no Recife no dia 10 de agosto, quando o ex-governador completaria 50 anos se estivesse vivo. O PSB convocou para a data uma reunião extraordinária da Executiva, que terá participação de amigos, políticos e familiares.
No dia 13, data do acidente que causou sua morte, serão celebradas missas em homenagem a ele no Recife e em Brasília. A Câmara dos Deputados também fará uma sessão solene para o político, no próximo dia 12.