O governador Beto Richa (PSDB) aproveitou o lançamento, ontem, do programa Nota Paraná, que oferece benefícios aos contribuintes que pedirem nota fiscal, para defender as medidas de ajuste fiscal tomadas pelo Estado. Richa explicou que o programa faz parte de um conjunto de medidas que o Estado tem tomado para enfrentar esse período de crise econômica nacional. E afirmou que a arrecadação do Paraná, com o ajuste implantado desde o começo do ano, tem melhorado.
Enquanto a União e muitos estados brasileiros estão começando a sentir os efeitos da crise, o Paraná sai na frente e demonstra melhoria nas finanças. Graças ao ajuste fiscal que implantamos, alegou. Eliminamos mil cargos comissionados e o Paraná foi reconhecido pelo IBGE como o estado brasileiro com o menor número de cargos em comissão. Também reduzimos em cinco as secretarias e os gastos de custeio das estruturas da administração, argumentou o governador.
Sobre o encontro da semana passada com a presidente Dilma Rousseff (PT), Richa afirmou que os estados esperam a abertura de operações de créditos, com aval do governo federal. A liberação de operações de crédito servirá para fazer frente à crise. Dessa forma, poderemos preservar ou ampliar os postos de trabalho, que é a grande preocupação dos governadores em relação à crise, disse.
Ele reafirmou que os governadores estão dispostos à cooperar realizando os ajustes necessários na máquina pública. Os estados estão fazendo os ajustes ficais, o Paraná foi o primeiro a fazê-lo e por isso já está colhendo frutos das medidas, que foram impopulares e amargas, mas necessárias e inadiáveis, disse. Os governadores debaterem com Dilma a reforma do ICMS.