Ganhar um presente é ótimo. Mas ganhar um presente único, daqueles que não há em loja nenhuma, é melhor ainda. Com base neste conceito e também na vivência de presenteados, artesãos tem investido cada vez mais na onda da personalização das peças. Delcy Pissaia e Edena da Cruz Moura, do Ateliê Coisa de Comadre, trabalham com peças de feltro, livros e cubos sensoriais, pista de tecidos, etc, revelam que nenhuma peça é igual. Eu sempre pergunto para que vai dar o presente as preferências e dificuldade da criança que será presenteada, conta. A ideia é sempre fazer um brinquedo com o qual a criança possa interagir, resume Edena.

Entre as peças que Delcy faz o livro sensorial está entre os mais instigantes. São várias páginas, todas confeccionadas em tecido e feltro nas quais a criança aprende a abrir e fechar zíperes, dar laço em cadarço, a reconhecer e a escrever as letras do nome, a encontrar objetos e animais no bosque, no brinquedo chamado de tutu. Outra peça que leva o mesmo princípio é o cubo sensorial, também com tecido, feltro e guizos, letra do nome.

Delcy cita como exemplo o livro que fará um menino chamado Bernardo, que tem dificuldades em diferenciar o numeral 8 da letra B, do nome. Estamos montando as páginas com numeros e as letras do nome dele para ele aprender a reconhecer as diferenças, diz.

A casinha-pista para carrinhos é um outro brinquedo que a criançada gosta bastante. Ela conta que os itens do brinquedo são escolhidos de acordo com o trajeto que a criança costuma fazer e traz noções sobre o comportamento no trânsito, como faixa de pedrestres, etc.

A turma do Mário Bros e outros personagens do mundo infantil são desafios que Delcy não pensa duas vezes em superá-los. O último que fiz foi a coruja do Harry Potter e ver a reação da menina que seria presenteada foi demais, diz. Ela ficou tão contente que dava para ver na expressão dela.

Os contatos de Delcy para podem ser feitos pela página na rede social facebook/ateliecoisadecomadre ou pelo endereço coisadecomadre@uol .com.br. Ela revela que os produtos tem preços diferenciados e de acordo com os itens solicitados, que são repassados após o levantamento do que a pessoa quer.

Ana Ehlert

Juliane Alves borda para enxoval de criança: nicho

ENXOVAL PARA BEBÊ TEM ESPAÇO NO MERCADO
Outras artesãs que trabalham com as personalização são Juliane Alves e Tânia Woitas Santos. As duas são de Telêmaco Borba, interior do Paraná e comercializam os produtos pela rede social facebook ou indicação de amigos. Juliane conta que o artesanato já é um produto personalizado por si, mas que quem trabalha com peças bordadas, principalmente para crianças tem um bom mercado. Mas não é fácil, pois tudo o que é feito a mão é mais caro por conta do tempo que se leva para fazer uma peça, diz. Um exemplo é o enfeite para porta de maternidade, que levou um fim de semana para ficar pronto.

Tânia que costuma fazer o enxoval de berço completo, com cerca de 10 peças, conta que tem a agenda cheia para os próximos dois meses. Entre as peças que tem feito mais sucesso estão as chamadas almofadinhas medalão de tecido bordada com o nome do bebê e almofadas de santos. As peças de Tania podem ser conferidas no facebook/ponoelinha e os contatos dela, além do face são o e-mail [email protected].