95 moradores de São José dos Pinhais (PR) vão entregar hoje (28) ao secretário da saúde e ao Ministério Público do município o relatório contendo o resultado da fiscalização final, que fizeram ontem e hoje pela manhã, nas 28 Unidades Básicas de Saúde da cidade. O relatório aponta que dos 320 problemas encontrados na primeira fiscalização, feita em outubro do ano passado pelos moradores, 233 foram resolvidos. Um índice de resolução de 72%. As entregas dos relatório serão feitas às 14 horas ao secretario municipal e às 15hs ao promotor de saúde (o relatório está no anexo).

A auditoria dos moradores apresentou um saldo positivo de solução dos problemas na saúde dos postos de São José. E é só dessa maneira, através da participação ativa da sociedade, com o cidadão fiscalizando e reivindicando melhorias, que vamos conseguir melhorar os serviços públicos e a comunidade, diz o coordenador do projeto no Paraná, Sérgio Butka.

Entre os problemas resolvidos estão melhorias na infraestruturas dos postos, mais agilidade nos atendimentos e na logistica, implantação de mais especialidades médicas nas unidades, etc. Nas entrevistas feitas pelos auditores muitos usuários expressaram sua satisfação com a melhora significativa. Os profissionais da área de saúde também manifestaram seu apoio. A percepção de que são reconhecidos pela população e participantes ativos das melhorias realizadas, motiva sua atuação no cumprimento de sua missão, diz o relatório.

Auditoria Cívica na Saúde

Os moradores fazem parte do projeto Auditoria Cívica na Saúde. Criada e coordenada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, e trazida para o estado pela Força Paraná, a Auditoria Cívica na Saúde, tem como objetivo qualificar cidadãos voluntários para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

Em São José dos Pinhais, primeira cidade a receber a auditoria, foram feita 3 fiscalizações. A primeira em 30 e 31 de outubro de 2014, onde foi feito levantamento dos problemas encontrado. Uma parcial em abril deste ano parar verificar o andamento da resolução dos problemas. E a última, começada ontem e terminada hoje de manhã, e que mostrou o índice de solução.

Confira passo a passo como funciona a Auditoria Cívica na Saúde
1) Cidadãos pedem auditoria

2) A Força Sindical do Paraná e o IFC qualificam os voluntários

3) Depois de qualificados, os voluntários vão fiscalizar as Unidades de Saúde e fazer o levantamento dos problemas. Na fiscalização são levados em conta 4 aspectos:

– Qualidade dos serviços prestados;
– Estruturas físicas;
– Equipamentos, recursos humanos e percepção de usuários e profissionais de saúde;
– Medicamentos;

4) Após a fiscalização é formado um relatório final com os problemas encontrados nas UBS

5) Os auditores realizam audiência com prefeito, o promotor de justiça e outras autoridades do município para apresentar o relatório final.

6) As autoridades tem um prazo de 90 a 120 dias para a resolução dos problemas apontados no relatório