THAIS BILENKY NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – Em Nova York, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduado Cunha (PMDB-RJ), afirmou, nesta sexta-feira (28), que a queda do PIB no segundo trimestre indica uma contração no ano que vem de, pelo menos, 1,5%. Neste ano, a economia vai sofrer queda de “2,5%, pelo menos, chegando a 3%”, afirmou.

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 1,9% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano. “Estamos no meio de uma recessão, que, se era real, passou a ser também técnica. O Brasil precisa fazer algo que não é aumentar imposto”, disse em referência à proposta em estudo pelo governo de voltar a cobrar a CPMF.

A medida “só vai aumentar o custo da economia”, afirmou. “É uma contribuição perversa, porque tributa igualmente toda a economia, afeta o custo dos serviços. E quando foi encerrada, em 2007, não houve a redução do custo, ou seja, o consumidor já pagou aquele custo e vai pagar mais uma vez no acréscimo de preços.” Para o presidente da Câmara, “nós precisamos é recuperar a confiança. E gestos para recuperar a confiança são gestos simbólicos. Redução de gastos é um deles”.

Ele criticou gastos “permanentes” do governo “em cima de um crescimento que não era o programado. Consequentemente, agora ficamos com os gastos e não temos mais a arrecadação”. Cunha foi convidado a jantar na residência do embaixador do Brasil na ONU, Antonio Patriota. Na segunda, Cunha fará discurso em evento da União Interparlamentar, na ONU. Está acompanhado da mulher, Claudia Cordeiro Cruz, e outros congressistas.