A Jamaica conquistou neste sábado (29) o tetracampeonato do revezamento 4 x 100 m no Mundial de Atletismo. Usain Bolt fechou a prova e encerrou sua participação na competição com a terceira medalha de ouro em Pequim, na China. A equipe norte-americana abriu melhor a prova, liderando com pequena vantagem para a Jamaica. Na última passagem de bastão, porém, a equipe se atrapalhou e Bolt aproveitou para assumir a liderança e vencer com folga.

Para a festa da torcida no Ninho do Pássaro, a equipe chinesa terminou com a medalha de bronze. Foi a terceira medalha de ouro de Bolt neste Mundial. O velocista venceu nos 100 m e nos 200 m rasos, derrotando seu principal rival, o norte-americano Justin Gatlin nas duas provas. Bolt, 29, chegou à China questionado por ter lidado com lesão na perna e competido pouco e por ter tido marcas bem inferiores às de Gatlin.

O atleta agora sai da competição fortalecido para a disputa nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A festa jamaicana ficou completa com a dobradinha de ouro do revezamento. No feminino, a equipe conquistou o ouro com o tempo recorde da competição, marcando 41s07. Os Estados Unidos ficaram com a prata e a equipe de Trinidad & Tobago ficou com o bronze.