Faltando pouco mais de dez meses para as eleições municipais de 2016, ainda não há definição sobre as regras da disputa por prefeituras e câmaras de vereadores. Isso porque diversas mudanças aprovadas pela Câmara dos Deputados dependem de aprovação do Senado até o início de outubro, para valerem já para a eleição do ano que vem.

Os deputados aprovaram, por exemplo, o fim da reeleição, com mandato de cinco anos, mas esse último ponto foi derrubado na votação dos destaques. Só essa alteração poderia mudar completamente o cenário eleitoral, já que significaria a diferença entre o atual prefeito Gustavo Fruet poder ou não concorrer a um novo mandato, com consequências diretas no quadro de candidatos ao cargo.

Os parlamentares também aprovaram a abertura de uma janela da infidelidade, para que políticos possam trocar de partido sem o risco de perderem seus mandatos. Caso seja confirmada pelo Senado, essa mudança provocaria um intensa troca de legendas, principalmente entre os atuais vereadores.