SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Principal rede social com foco profissional, o LinkedIn lançou nesta terça-feira (1º) uma reformulada ferramenta para chats entre os usuários. O novo serviço, que começou a ser disponibilizado gradativamente para quem usa a rede, lembra muito o do Facebook, com uma barra na esquerda mostrando os contatos das últimas conversas, além de uma tela no meio, onde aparecem as mensagens.

Além das opções de anexar fotos e documentos nas conversas, que já existiam, agora também será possível mandar figurinhas, emojis e GIFs para os contatos.

O LinkedIn ainda anunciou mudanças no sistema de notificações sobre as conversas enviadas por e-mail ou para o celular. O novo chat começou a ser liberado para usuários de países de língua inglesa nesta segunda (31), tanto para a versão desktop da rede social quanto para quem usa o aplicativo em celulares com sistema operacional Android e iOS.

Os demais membros da rede vão receber as novidades nas próximas semanas. No post em seu blog oficial, o LinkedIn disse que está trabalhando em um assistente virtual para facilitar as conversas, que poderá sugerir outros usuários para iniciar um bate-papo e dar mais informações sobre a pessoa, além de mudanças nas opções em áudio e vídeo.

No fim de julho, o LinkedIn já havia anunciado um plano para diminuir o número de e-mails enviados, uma das principais reclamações dos usuários da rede.