O Campeonato Paranaense 2016 repetirá a fórmula adotada em 2015. A única diferença será o fim do Torneio de Morte. Em 2015, os últimos quatro colocados da primeira fase jogaram um quadrangular para decidir os dois rebaixados. No fim, Prudentópolis e Nacional (Rolândia) foram rebaixados. Em 2016, os dois últimos colocados da primeira fase cairão direto.

A decisão foi tomada em arbitral nessa quarta-feira (dia 2). Atlético e Coritiba preferiam uma fórmula com menos datas, mas foram vencidos pelos clubes do Interior.

A disputa de 2016 começa em 30 de janeiro e vai até 8 de maio. Serão usadas 17 datas. A CBF disponibiliza 19 datas no calendário nacional para a disputa dos Estaduais. Os 12 participantes de 2016 se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito melhores passam para as quartas de final. Essa fase eliminatória será em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a final.

As quartas serão disputadas em cruzamento olímpico: o 1º coloado da 1ª fase contra o 8º, o 2º contra o 7º, o 3º contra o 6º e o 4º contra o 5º.

As novidades em 2016 serão o PSTC e o Toledo, campeão e vice-campeão da segunda divisão estadual em 2015.

Assim como nos anos anteriores, haverá disputa do título de Campeão do Interior.

Estiveram presentes à reunião Márcio Lara (Atlético), Valdir Barbosa (Coritiba), Arif Osman (Foz do Iguaçu), Elson Vieira (Cascavel), Juarez Malucelli (J. Malucelli), Sérgio Malucelli (Londrina), João Regini (Maringá), Luiz Carlos Casagrande (Paraná Clube), Carlos Dulaba (Toledo), Giovani D’Ávila (PSTC), José Álvaro Góes Filho (Operário) e Thiago Campos (Rio Branco).

Atlético e Coritiba articulam para 2016 a volta da Copa Sul-Minas. Se a competição for realizada, os times da capital usarão equipes alternativas (sub-23 ou B) na maior parte do Paranaense.