RAFAEL VALENTE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A escultura que Rogério Ceni, 42, vai receber neste sábado (5), antes do jogo contra o Internacional, no Morumbi, pelos 25 anos de São Paulo, foi inspirada em uma imagem do filme “Conan, o Bárbaro” (1982).
A escultura reproduzirá uma defesa que o goleiro fez diante do Liverpool, da Inglaterra, pela decisão do Mundial de Clubes, em 2005, no Japão. Aquela foi a maior defesa e o maior título da carreira de Ceni pelo São Paulo.
Quem explicou a referência para a Folha foi o designer Glauco Diogenes, do estúdio Supernova, responsável pela escultura.
“Ceni é o herói do São Paulo. Ao pensar o material e a forma da escultura, recordei das histórias em quadrinhos e, especialmente, do filme ‘Conan, o Bárbaro’, cuja cena inicial mostra a espada de Conan sendo forjada a partir do metal derretido”, disse Diogenes.
“A imagem do Ceni, ao longo desses 25 anos, também foi construída, esculpida e talhada na história do São Paulo. Escolhemos o aço para trabalhar porque é um metal simbólico para representar na escultura toda a trajetória”, completou.
O trabalho foi iniciado há cerca de 10 dias, após um convite que partiu do departamento de comunicação do São Paulo, com o vice Douglas Schwartzmann, em parceria com Cinthia Savino e Marcos Buemerad.
A escultura deve ser concluída apenas na noite desta quinta (3). Terá de nove a 12 quilos, 12 cm de espessura, 45 cm altura e 48 cm largura. Será peça única, dada ao goleiro, que chegou ao São Paulo em 7 de setembro de 1990, aos 17 anos.
Além do estúdio Supernova, a empresa brasileira de metalurgia Mekal trabalha no projeto.
“O processo de confecção é bastante extenso, envolve mais de 15 profissionais, desde a concepção, ilustração, processos de gravação de fotolitos, chapas, recorte das peças em laser e acabamento manual. A estrutura base que suporta a peça foi toda recortada em formato retangular em alusão ao formato do escudo tricolor, escovada, dobrada e soldada manualmente, até lamina de aço escovada fixada contendo a ilustração da icônica defesa do Mundial”, diz Diogenes.
Além da escultura, ainda haverá um selo especial de comemoração pelos 25 anos.
PRODUÇÕES TRICOLORES
Esse não é o primeiro trabalho que Diogenes faz para o São Paulo. Os trabalhos para o clube iniciaram há cinco anos. Em 2010, ele fez um logo especial para celebrar os 50 anos de inauguração do Morumbi.
Em 2012 e em 2013, fez trabalho semelhante pelos 20 anos da conquista dos Mundiais de 1992 e 1993 e das Libertadores de 1992 e 1993, respectivamente. Ainda foram feitos quadros estilizados de jogadores como Rivaldo e Lucas.
Nenhum trabalho, no entanto, alcançou a repercussão do atual. Até mesmo Ceni tomou conhecimento da homenagem e aprovou.
“Não falei com ele diretamente, mas sei que ele foi informado e gostou. Aquela defesa de 2005 é muito marcante para ele”, diz Diogenes, que também é são-paulino.