O primeiro emprego define o resto da carreira? A partir desta pergunta, a empresa de Recursos Humanos, Randstad, realizou em 2014 uma pesquisa com 400 pessoas, de 18 a 65 anos, de 33 países e identificou a importância do primeiro emprego para os profissionais atuais.

O estudo afirma que 44% do público entrevistado acredita que os primeiros anos da carreira são decisivos para o futuro profissional. Os chineses lideram este ranking, com 82%. A Índia ocupa o segundo lugar, com 76%.
Já no Brasil, 34% acreditam que a primeira experiência tem um peso na trajetória profissional. É o caso de Washington de Jesus Silva, de 25 anos, que iniciou sua carreira, há 10 anos, como Jovem Aprendiz do Espro (Ensino Social Profissionalizante). Na época, Washington conseguiu uma oportunidade em uma instituição bancária, no qual foi efetivado e trabalhou por quatro anos.
Após a experiência como Aprendiz no setor administrativo financeiro, ele decidiu fazer uma graduação na área. “Segui esta área, pois está sempre em desenvolvimento e abriga grandes oportunidades. Me adaptei super bem e o meu desenvolvimento foi acima do esperado. Meu início no mundo do trabalho teve grande influência nesta minha escolha, porque revelou minha afinidade com este segmento de atuação”, afirma.

Ter se identificado e seguido a área no qual teve contato em sua primeira experiência só lhe trouxe bons resultados. Atualmente, Washington ocupa o cargo de gerente Financeiro em uma empresa de engenharia.
Estímulo — A empresa que aposta no primeiro emprego tem, acima de tudo, um forte compromisso social. Mais do que simplesmente contratar, é preciso treinar, capacitar, oferecer ao jovem profissional o conteúdo necessário para ele mesmo trilhar a própria trajetória: seja a de crescer junto com a companhia ou a de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, diz o diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil, Hélio Muniz, em artigo.
No artigo, Muniz chama a atenção para o momento atual da economia brasileira e em quanto podem e devem contribuir as grandes corporações para oferecer uma primeira oportunidade aos jovens. Nada pode ser mais gratificante para qualquer companhia e nada poderá dar mais resultado do que ser gerador de oportunidades, diz.

coisas que não se deve fazer em uma entrevista de emprego

Chegar atrasado

Usar roupas informais demais

Não saber nada sobre a empresa ou o setor

Expressar-se mal, com gírias e frases sem sentido

Mentir sobre suas qualificações

Disputar espaço com o entrevistador

Vangloriar-se de suas conquistas pessoais

Não perguntar nada durante a entrevista

Demonstrar desequilíbrio emocional