Cientistas da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) anunciaram na última sexta-feira, a criação de uma prótese de mão que devolve o tato ao usuário. Para testar o funcionamento do membro robótico, pesquisadores conectaram uma rede de eletrodos ao cérebro de uma pessoa que não teve a identidade revelada. Parte dos fios ficou ligada ao córtex motor, que controla os movimentos do corpo. Uma outra parte criou uma conexão com o córtex sensorial, que é responsável por identificar sensações em todo o corpo humano. Tudo isso, obviamente, conectado ao braço robótico. A tecnologia voltada para próteses está cada vez mais avançada. Recentemente, um brasileiro recebeu uma prótese de braço feita em impressora 3D, diminuindo custos de produção.


Super conectados

O recorde batido no Twitter durante a transmissão da final da segunda edição do MasterChef Brasil pela Band, com mais de 1,7 milhão de menções para a hashtag #MasterChefBR, mostra como o brasileiro está se tornando cada vez mais multitela. Uma pesquisa do Conecta (http://conectaibrasil.com.br/), plataforma web do Ibope Inteligência, sobre o comportamento do internauta brasileiro, revela que 88% assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo. Nesse momento, o smartphone é o dispositivo mais usado (65%), seguido pelo computador (28%) e pelo tablet (8%). O estudo aponta ainda que televisão e internet podem ser complementares: 96% dos internautas brasileiros já buscaram na internet algo que viram na TV.


Inovação

Quantun faz degustação no Mueller
A mais nova marca do mercado brasileiro de smartphones, o Quantum, faz uma degustação dos aparelhos, hoje, no Shopping Mueller, a partir das 10 horas. A empresa brasileira tem dois paranaenses entre os idealizadores do projeto. As vendas do Quantun GO começam hoje, mas apenas por ecommerce.