O gerente de um banco em Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, foi preso nesta sexta-feira (25) pela Polícia Federal. Ele é suspeito de se aliar a uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos. De acordo com o delegado da Polícia Federal (PF) Rodrigo Morais da Silva, o gerente abriu a porta da agência bancária espontaneamente para os criminosos e agiu de forma que o grupo pudesse efetuar o roubo tranquilamente por três horas.

Durante a Operação Dunamis, deflagrada nesta manhã em Curitiba e Região Metropolitana, 16 pessoas foram presas. Algumas das explosões ocorreram no Hospital Zilda Arns, Hospital Erasto Gaertner e na Universidade Positivo. A Operação contou ainda com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as investigações ocorreram a partir de outubro de 2014.

A estimativa é de que o grupo tenha obtido cerca de R$ 2 milhões com a explosão de caixas eletrônicos. A quadrilha ainda é suspeita de ter praticado outros 15 assaltos que podem fazer com que o montante roubado chegue a R$ 5 milhões.

Ao todo, foram presas 16 pessoas, sendo onze homens. Todos têm passagem pela polícia. Já entre as mulheres, duas têm antecedente. Um suspeito é considerado foragido. Segundo a polícia, ele usava tornozeleira eletrônica por cumprir pena em regime semiaberto, e arrebentou o equipamento antes de fugir.

Foram expedidos pela Justiça 54 mandados judiciais, sendo 17 de prisão preventiva, 30 de busca e apreensão e sete de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, em Curitiba e Região Metropolitana.

As cidades alvo da operação foram Tijucas do Sul, Guaratuba, Piraquara e Pinhais. Os integrantes da quadrilha residiam na mesma região, no bairro Borda do Campo, em São José do Pinhais.

A ação contou com mais de 160 policiais e foi batizada de Dunamis. O termo, de origem grega, faz menção à palavra dinamite. As investigações, conforme a PF, começaram em outubro de 2014 e não acabam com a operação desta sexta-feira.

O trabalho deve continuar porque, segundo o delegado, existem outras pessoas que também integravam a quadrilha que ainda não foram detidas.

Atualizada às 12h03