Quem quiser oberservar o eclipse lunar, que deve ocorrer neste domingo,27, pode participar da Observação do Céu em Geral e do Eclipse Lunar. O evento é promovido pela equipe do Parque da Ciência Newton Freire Maia, antigo Paque Castelo Branco, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e será gratuito.

O eclipse lunar ocorre toda vez que a lua atravessa o cone de sombra da Terra. Por isso, o nosso Planeta bloqueia a luz proveniente do Sol que é responsável por iluminar a lua. Tal fenômeno, que deveria deixar a lua um aspecto escuro, serve para ver a pequena parcela da luz solar que atravessa a atmosfera de nosso Planeta. O feixe de luz perde energia neste processo e, por isso, atinge a superfície lunar com uma tonalidade próxima do vermelho, dando-lhe o aspecto da famosa “Lua de Sangue”.

Já a Superlua é a coincidência da Lua Cheia. O fenômeno ocorre quando a Lua está no ponto de sua órbita de menor distância em relação à Terra, chamado de perigeu,Por isso, o tamanho e o brilho ficam ligeiramente maior do que o normal.

Aém da Lua, durante o fenômeno será mais fácil observar Saturno, constelações e outros objetos curiosos do céu. Não há limite de idade para participar do evento. Caso o tempo esteja, haverá sessões de Planetário.

Serviço

O que:Observação do Céu em Geral e do Eclipse Lunar total

Quando: 27/09/2015, a partir das 20 horas

Onde: Paque da Ciência Newton Freire Maia (Antigo Parque Castelo Branco) – Estada da Graciosa 7.400 – Km 20 – Jardim Boa Vista, Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba

Quanto:Entrada gratuita

Informações: (41) 3666 – 6156