O calendário acadêmico de reposição das aulas perdidas devido à greve dos professores da UFPR foi votado, na semana passada, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), sendo aprovado pelo presidente em exercício do Conselho, o vice-reitor Rogério Mulinari. Entre as datas mais importantes definidas pelo Cepe está o prazo para que alunos em greve possam solicitar alternativas de reposição ou o cancelamento de disciplinas nas quais os docentes continuaram a realizar as atividades letivas. Esses estudantes têm até dia 05 de outubro para comparecer à coordenação de curso, departamento ou unidade equivalente e apresentar um plano (atividades e cronograma de execução) a fim de repor as ausências. Essas aulas perdidas poderão ser substituídas por exercícios domiciliares ou atividades didáticas a distância – que terão sua razoabilidade e proporcionalidade previamente analisadas pelo professor responsável pela disciplina. Maioria dos alunos terá aula até a véspera do Natal (veja quadro abaixo).

Já os docentes que participaram da greve deverão submeter seus planos de reposição à aprovação do departamento e, somente após serem compatibilizados e referendados pelo colegiado do curso, assim como aprovados pelo Conselho Setorial ou Conselho Diretor, é que serão divulgados. Caso tenham interesse, os alunos dessas disciplinas poderão solicitar à coordenação do curso, no prazo de cinco dias após a aprovação do plano de reposição, o cancelamento da matrícula pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA).

Datas finais de procedimentos como o próprio cancelamento de matrícula, trancamento de curso e correções no histórico escolar foram alteradas e estão unificadas para todos os cursos em 16 de outubro. Entretanto, as férias e o último dia do ano letivo de 2015 ficam distribuídos em três cronogramas diferentes, de acordo com a quantidade de semanas que estavam estabelecidas para a grade curricular do segundo semestre de cada curso:

Grade curricular com 15 semanas
Recesso: 25 de dezembro de 2015 a 03 de janeiro de 2016
Último dia letivo: 24 de dezembro de 2015
RESOLUÇÃO Nº 43/15-CEPE

Grade curricular com 17 ou 18 semanas
Recesso: 19 de dezembro de 2015 a 17 de janeiro de 2016
Último dia letivo: 13 de fevereiro de 2016
RESOLUÇÃO Nº 42/15-CEPE

Grade curricular com 20 semanas (Medicina, Fisioterapia e Engenharia Mecânica-noturno)
Recesso: 25 de dezembro de 2015 a 03 de janeiro de 2016
Último dia letivo: 30 de janeiro de 2016
RESOLUÇÃO Nº 41/15-CEPE