Ao pesquisar com atenção o seguro do carro, é possível economizar até 70%. É preciso saber escolher um seguro adequado ao perfil e com um preço razoável. Levantamento feito pela Proteste Associação de Consumidores, com seis perfis de consumidores, comparando 310 apólices, constatou que é possível uma economia anual de até R$ 3.441.

Essa economia ocorre no caso de uma seguradora que cobra R$ 4.876 anuais, enquanto outra oferece o mesmo serviço por R$ 1.435, para o seguro de um Toyota Corolla ano 2013, para um homem casado, com 56 anos, 22 de habilitação, morador da cidade do Rio de Janeiro.

Assim como o preço, nem tudo é igual quando o assunto é seguro de carro. Há aqueles que cobrem riscos na pintura e danos no pneu, os que têm cobertura no Mercosul, e os que não oferecem carro reserva, por exemplo. A leitura detalhada do contrato evita transtornos, como descobrir que não tem aquela cobertura na hora que precisar utilizar.

A lista de exclusões pode ser longa. No teste, se constatou que apenas Bradesco e Sul América oferecem cobertura para danos causados aos pneus e à pintura do carro simultaneamente. Já o Grupo BB Mapfre e Yasuda Marítima só cobrem os riscos à pintura. Nas demais, esses riscos não têm cobertura.

Fique de olho também no valor da franquia. Às vezes, o valor do prêmio é acessível, mas esconde uma franquia que pode custar até 251% do custo anual do seguro. Todas as seguradoras do teste foram mal avaliadas nesse item por cobrarem franquia nos casos de prejuízos parciais decorrentes de choque, colisão e capotamento e porque, além disso, elas cobraram franquia superior a R$ 1,5 mil.

 

Check-list para pagar menos

O check-list de quem não quer pagar caro no seguro do automóvel inclui ainda a classe de bônus. É um desconto concedido ao segurado a cada renovação sem sinistro. Por isso, esse item só vale para quem está renovando o seguro. Lembre-se de informar ao corretor qual é a sua classe de bônus porque ela não é incluída automaticamente e não são todas as seguradoras que explicam isso com detalhes no contrato.

Neste item, é importante saber quais são as situações que reduzem a classe de bônus e os prazos de renovação da apólice sem a perda do desconto. Neste quesito, ficaram mal avaliadas as seguradoras Yasuda Marítima e Zurich, porque só mencionavam o bônus no glossário da apólice.

A Tokio Marine e HDI foram bem avaliadas por oferecerem abrangência na zona do Mercosul e Chile na cobertura básica. Já as seguradoras Allianz, Bradesco e Porto Seguro somente oferecem cobertura nacional e, por isso, foram avaliadas como aceitáveis.

No quesito assistência 24 horas, que comporta serviços úteis para momentos de imprevistos, como pane, carro reserva, troca de pneu e hospedagem, todas as seguradoras ficaram bem avaliadas. Mas Allianz e Porto Seguro se sobressaíram por possuir alto limite de quilometragem para a prestação de socorro, o qual é gratuito, e valor da diária de hospedagem acima de R$ 150.

Todas as seguradoras pesquisadas permitem a escolha da oficina de confiança para realizar o reparo ou conserto, além de registrarem em suas condições gerais o prazo máximo permitido por lei de 30 dias para indenização em caso de perda total.