A BR-277 no entroncamento com a BR-473, em Nova Laranjeiras, na região Centro-Sul do Estado, está bloqueada desde às 7h50 da manhã desta segunda-feira, 5. A interdição é provocada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e interrompe a ligação da região Sul do Paraná. De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, não há nenhuma perspectiva de que a estrada seja liberada.

Segundo o MST, são quatro mil pessoas que estão no local. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) avalia em duas mil. Para impedir a circulação de veículos, os sem-terra montaram barracas sobre a pista e prometem não deixar o local enquanto não tiverem suas reivindicações atendidas. A fila na BR-277 já chega a 10 quilômetros. A mobilização segue por tempo indeterminado e, segundo um dos líderes do movimento, pode durar dias.

A coordenação regional do movimento divulgou nota sobre as reivindicações. O primeiro item da pauta é o assentamento, até o final do ano, de todas as famílias acampadas na região. O MST cobra que as áreas da empresa Araupel sejam destinadas imediatamente para os assentamentos. A nota diz ainda que o movimento vai dar um prazo, a partir de hoje, para a empresa retirar a madeira da área e não quer mais o plantio de pinus.

Atualizada às 17h28