O prazo para inscrição no Vestibular 2016 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) termina nesta quarta-feira (7). As inscrições podem ser feitas pelo site da Unicentro www2.unicentro.br/vestibular/. A taxa de inscrição custa R$110 podendo se paga até o dia 9 de outubro. Nesta edição, são ofertadas 870 vagas, divididas em 38 cursos.

Os candidatos ao Vestibular 2016 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também precisam se apressar para fazer a inscrição e recolher a taxa. As inscrições se encerram quinta-feira (8). O concurso oferece 2.550 vagas, em 54 cursos de graduação.

UEL

O Vestibular 2016 da UEL deverá atrair mais de 20 mil candidatos, considerando o volume de inscritos deste ano. As inscrições devem ser feitas pela Internet, no endereço www.cops.uel.br. Lá o estudante encontra uma aba para imprimir o boleto bancário para pagamento do preço público de R$ 125,00.

Este ano a UEL oferecerá 2.550 vagas, em 54 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, sendo que outras 540 vagas serão ofertadas pela primeira vez por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do MEC. Ao todo são 29 cursos de graduação oferecerão esta nova modalidade de acesso.

A 1ª fase será realizada em 6 de dezembro e a 2ª fase nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016. Já as provas de Habilidades Específicas do curso de Música serão realizadas no dia 1º de novembro. O resultado da 1ª fase será divulgado em 17 de dezembro, às 17 horas. O resultado final do Vestibular será divulgado em 14 de março, a partir das 12 horas.

 

UNICENTRO

As 870 vagas ofertadas no vestibular representam 40% do total de vagas da instituição – que disponibiliza 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC, e outros 10% pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC).

No vestibular, que é vocacionado, cada candidato deverá responder a matérias específicas para o curso pretendido, como explica a coordenadora de processos seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto.

O vestibular tem dois dias de provas e como este processo de seleção é vocacionado, o segundo dia é de acordo com o grupo que pertence o curso. No primeiro dia, as provas são iguais para todos os candidatos, com cadernos de provas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e redação. Já no segundo dia de provas são apenas três disciplinas, conforme o grupo de curso.

Deborah Neiva que vai prestar o vestibular este ano já fez a sua escolha. Ela quer cursar Jornalismo na Unicentro. Sempre quis jornalismo, só que eu tinha medo de não me adaptar a profissão, foi aí que comecei a fazer a inscrição para o vestibular, pra correr atrás de algo que eu realmente me identifico.

As provas do vestibular serão nos dias 15 e 16 de novembro, as cidades onde as provas serão aplicadas são as que concentram unidades de ensino da Unicentro. Em Guarapuava, Irati, Coronel Vivida, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. O edital com a lista de contemplados para a isenção da taxa de inscrição já está disponível no site da Unicentro e a divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 4 de dezembro.

 

DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS

A coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Cristina Bulhões Simon, orienta os candidatos a visitarem a página da Cops, onde está disponível a revista virtual Diálogos pedagógicos. A publicação foi preparada pela equipe da Comissão Permanente de Seleção (Copese) e representa uma dica para os candidatos entenderem o sistema de provas da UEL, que cruza conhecimentos, exigindo capacidade interpretativa por parte do estudante. A revista pode ser acessada no endereço www.cops.uel.br/v2/documento.php?id=7

Estudantes também devem estar atentos ao Manual do Candidato do Vestibular 2016, que reúne todas as informações sobre o processo seletivo. O Manual está disponível no link www.cops.uel.br/vestibular/2016/manual_do_candidato.pdf

CRONOGRAMA – Inscrições: até 8 de outubro, no site www.cops.uel.br

Provas Habilidades (Música): 1º de novembro

1ª fase: 6 de dezembro

Resultado (1ª fase): 17 de dezembro, às 17 horas

2ª fase: 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2016

Resultado (2ª fase): 14 de março, às 12 horas.