Perto do Dia das Crianças, a Federação do Comércio de Bens, serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgou um estudo inédito sobre o consumo brasileiro de brinquedos e jogos. Os gastos chegam a R$ 6,6 bilhões por ano, com destaque para a classe C, responsável por R$ 3,8 bilhões do total, com gasto médio de R$ 122. A classe C representa 59,2% das famílias brasileiras.

Já as classes A e B, que representam 27,6% dos consumidores, somam R$ 1,8 bilhão, gastando em média R$ 431 e R$ 253, respectivamente. Por outro lado, 13% são destinados às classes D e E que consomem mais de R$ 860 milhões e tem ticket médio de R$ 47 e R$ 27.

Para os economistas da FecomercioSP, embora os números sejam expressivos, a expectativa de vendas para o Dia das Crianças tende a ser semelhante às demais datas comemorativas de 2015, e deve registrar queda na comparação com o ano passado. O faturamento do comércio varejista tem projeção de queda em outubro de 10% em todo Brasil, enquanto no Estado de São Paulo esse recuo pode alcançar 12%.