O Gaeco de Curitiba cumpriu na manhã desta quarta-feira, (7) dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão em uma operação deflagrada pelo Gaeco de Santa Catarina contra fraudes a seguradoras de veículos. A Operação Corte Seguro é realizada, também, no Rio de Janeiro.

A operação é fruto de investigação iniciada há pouco mais de um ano pelo Gaeco de Joinville para apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado golpe do seguro. Segundo as investigações, um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro procurava proprietários de veículos segurados naquele Estado e adquiria esses veículos, que eram transportados para Santa Catarina. Lá, os veículos eram repassados para receptadores, para que fossem desmontados, tivessem seus sinais identificadores adulterados e para que suas peças fossem clandestinamente inseridas no mercado.

Logo em seguida, os proprietários, objetivando o recebimento do seguro, faziam falsas comunicações de roubo em seu Estado, confeccionando boletins de ocorrência fraudados. De acordo com o GAECO de Joinville, o grupo (formado por aliciadores, proprietários de veículos e seus representantes, transportadores, empresários e auxiliares do segmento de autopeças) montou um esquema que envolveu a prática de diversos ilícitos penais, como integração de organização criminosa, falsa comunicação de crime, furto, roubo, estelionato, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Operação conjunta – Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram requeridos pelo MP-SC e expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. Eles estão sendo cumpridos em 19 municípios catarinenses, no Rio de Janeiro e no Paraná, na cidade de Curitiba. Na capital paranaense, foram apreendidos documentos, celulares e algumas peças automotivas.