MARIA CLARA MOREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Do alto de seus 90 anos, a Biblioteca Mário de Andrade se renova e adota um regime de funcionamento 24 horas em sete dias da semana. Atualmente, ela fica aberta das 8h30 às 20h30; no sábado, das 10h às 17h; e fecha nos domingos e feriados.
Voltada aos jovens e aos notívagos, a extrapolação do horário comercial deve levar a um aumento de 25% a 30% na frequência do local.
A primeira sessão noturna acontece nesta sexta-feira (9) com Demasiado Pasolini, evento que marca a abertura da exposição “Pasolini e Seus Universos”.
Instalações de Lourival Cuquinha, Mônica Piloni e Osvaldo Piva homenageiam o artista italiano 40 anos após sua morte. Fechando a noite vêm sarau picante e balada, puxada pelo DJ Rebel K.
Segundo o diretor da instituição, Luiz Armando Bagolin, 51, a implementação total deve acontecer em novembro, quando forem contratadas novas equipes de segurança e controle de acesso.
Um sistema de autoatendimento, que permite empréstimos de livros do acervo circulante a qualquer hora, deve ser implantado até o próximo dia 20. Ao todo, as medidas representam um aumento de 25% nas despesas.
Com a mudança, a biblioteca busca manter seu crescimento. De 2013 para cá, a frequência aumentou em 250%.
“A meta é nos transformarmos em um centro cultural com múltiplas linguagens e narrativas”, explica Bagolin. Uma seção de quadrinhos está sendo montada com esse propósito e tem abertura prevista para o fim deste ano.
A instituições ainda encabeça o projeto da plataforma digital Coleção Periódicos Nacionais, orçada em R$ 10 milhões e financiada pelo BNDES. A rede pública concentrará os periódicos raros do país, facilitando o trabalho de pesquisadores.
Sua primeira etapa deve durar três anos e conta com as bibliotecas de Acre, Amazonas, Pará, Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Espirito Santo e Maranhão.
O lançamento da plataforma está previsto para o início de 2017, informa Bigolin. “Vamos recontar a história da imprensa nacional.”

DEMASIADO PASOLINI
Quando: nesta sexta (9), às 22h
Onde: hall e terraço da Biblioteca Mário de Andrade, r. da Consolação, 94, tel. (11) 3775-0002
Quanto: grátis