Presente em países como a Argentina e o Uruguai e com oito unidades nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, o Colégio Logosófico deverá chegar nos próximos anos a Curitiba. Valendo-se de uma linha pedagógica com origem na Logosofia, ciência criada pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, o colégio promete proporcionar uma educação voltada à formação mais consciente diante da vida e da sociedade.

A implementação da instituição de ensino na Capital está sendo estudada por um grupo de estudantes de logosofia, entre eles a pedagoga Caroline Gugisch Klein. Segundo ela, a ideia de fundar por aqui uma escola que tenha como base a pedagogia logosófica é algo antigo, mas que só foi começar a se tornar realidade em 2013, quando membros da Fundação Logosófica de Curitiba iniciaramaos estudos de viabilidade.

O pensamento (de criar o colégio) já existe h pelo menos 10 anos em Curitiba. Mas formalmente, com criação de comissão e tudo o mais, é desde 2013. Então é bem recente, afirma Caroline. Ainda estamos iniciando, estudando mais a fundo a pedagogia logosófica. Precisamos criar esse corpo docente que se aprofunde nos ensinamentos dessa pedagogia para futuramente criar o colégio, complementa.

De acordo com Caroline, mais de 100 estudantes de logosofia que fazem parte da Fundação Logosófica da Capital trabalham em prol do furuto colégio, que ainda não tem previsão para ser inaugurado. Não temos previsão de data, mas todos os estuidantes de logosofia estudam pedagogia logosófica e agora temos esse grupo estudando para abrir a escola, um conhecimento mais específico. Então podemos dizer que o colégio virá o quanto antes dentro do possível comenta.

Para Mayra de Castro Miranda Araujo, mestre em educação tecnológica pelo CEFET-MG e diretora pedagógica do Colégio Logosófico Unidade Funcionários, em Belo Horizonte, a demora para a implementação da escola é natural,.

Criar uma escola assim não é só fazer o prédio. Tem um conjunto de educadoras que já estão em processo de preparo para a criação do colégio, porque é preciso um trabalho de formação do professor, e não apenas da parte técnica, para que ele possa aplicar a pedagogia logosófica, explica Mayra. O educando deve realizar para poder dar o exemplo e trabalhar com tudo isso. Se o educador não realiza esse trabalho com ele mesmo, vai ser difícil transmitir, completa.

LOGOSOFIA, PEDAGOGIA E FORMAÇÃO INTEGRAL
Criada pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, a logosofia é uma ciência ou método de ensino que procura oferecer ferramentes práticas e conceituais para que a pessoa alcance o autoaperfeiçoamento. Sua aplicação resulta, gradualmente, em indivíduos mais livres, mais felizes e responsáveis.

Os objetivos centrais são: a evolução consciente por meio da organização dos sistemas mental, sensível e instintivo; o conhecimento de si mesmo, com o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um; o conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico; o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar.

Na última quinta-feira, inclusive, a educadora Mayra Araujo esteve em Curitiba e realizou palestra na Universidade Positivo, destacando o trabalho realizado no Sistema Logosófico de Ensino sobre o conhecimento de si mesmo e dos recursos internos que o ser humano possui, como os pensamentos e sentimentos.

Nos colégios logosóficos, não trabalhamos só para uma formação acadêmica. Existe um trabalho para a formação humana. O colégio realiza um trabalho de formação integral, incentivando o desenvolvimento das potencialidades mentais e sensíveis, explica Mayra. Buscamos que o alunbo seja feliz e aprenda com gosto. Um conhecimento que permita voltar para dentro de si mesmo, um processo de evolução consciente, finaliza.