A educação a distância (EaD) é a modalidade que mais cresce no Brasil. Em 2015, o número de matriculados deve chegar a 2 milhões, segundo o reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio. Para debater os processos pedagógicos e do aprendizado na modalidade, educadores, especialistas, pesquisadores e dirigentes de organizações educacionais se reuniram no 21º Congresso Internacional de Educação a Distância, realizado em Bento Gonçalves (RS). Todas as instituições de ensino estão envolvidas com o tema. Afinal, o novo aprendizado precisa considerar métodos de individualização orientados para a equipe de aprendizagem colaborativa, com base em comunidades de alunos, especialistas, facilitadores e coaches, alerta Gaio. 

Tecnologia para continuar crescendo
O reitor da Uninter ainda chama a atenção para o fato de que a tecnologia é importante para o crescimento da educação a distância no Brasil, já que os meios virtuais e digitais ampliaram as possibilidades de ensino e de aprendizagem. Não basta transmitir conteúdo, mais do que nunca os professores precisam de disposição para aprender constantemente, pois diplomas e títulos não são mais suficientes para ensinar, comenta.
 
Vantagens da modalidade de ensino
Com a ajuda da tecnologia, a educação a distância amplia o atendimento em regiões que antes não tinham acesso à educação, como por exemplo, comunidades ribeirinhas que precisavam se deslocar de barco diariamente para chegar a uma escola, e agora tem a oportunidade de estudar em casa e ir ao polo somente para a aplicação da prova. A autonomia para gerenciar o tempo e conciliar outras atividades é uma combinação eficaz de estudo e trabalho, já que 90% dos matriculados estão empregados. O aluno também adquire habilidades atraentes ao mercado de trabalho como fluência digital, planejamento e organização, ficando mais próximo da atividade profissional que deseja exercer no futuro. A essas vantagens se acrescentam o menor custo, a interatividade com professores e técnicos de apoio, os conteúdos digitais adicionais e a permanência do aluno em seu ambiente familiar. Separados fisicamente dos professores, é preciso desenvolver disciplina e organização para aproveitar ao máximo o conteúdo compartilhado.

Curtas
 * Entre os dias 14 e 17 de novembro, o psicólogo Alexis Cuevas ministrará o curso preparatório para o primeiro nível de formação do Cuevas Medek Exercises (CME). O treinamento é destinado aos profissionais da área de saúde e tem como objetivo capacita-los para aplicar o método de habilitação neurológica de crianças com dificuldades para andar ou se movimentar. Interessados em participar devem enviar o currículo para o e-mail [email protected].

* Com a presença de escritores, fotógrafos e jornalistas, a Festa das Linguagens Medianeira (FLIM) acontece entre os dias 04 e 11 de novembro. Na quinta edição do evento, o Colégio Medianeira mantém as portas abertas ao público, com palestras sobre leitura e literatura e mostra de artes das oficinas de Arte, Cinema e Fotografia, Dança, Teatro e Música. A FLIM é gratuita e aberta à comunidade:  http://www.colegiomedianeira.g12.br/

* A banda mais Rock’n Roll do Brasil chega aos palcos do Clube Curitibano para um evento especial. O Salão Rubens Arles Bettega (Azul) recebe o IRA! na sexta-feira (6), às 21h, para um show reservado aos associados da agremiação.

Frase

Esperança é o sentimento de que você terá sucesso amanhã naquilo que você fracassou hoje
(Autor desconhecido)