O segmento de arte no Brasil tem um amplo mercado e passa por São Paulo, Rio e Curitiba. Pensando neste nicho de negócio pela internet, empreendedora do Paraná busca a difusão da arte para que ela se torne mais acessível ao público em geral. Carreira & Cia conversou com Fernanda Marochi, sócia fundadora da TURN TO ART, galeria de arte online. 


De onde surgiu a ideia de montar uma galeria de arte online?

Eu e minha sócia sentíamos falta de comprar arte de um jeito mais fácil. Então começamos a pensar em vender arte pela internet, tornar o processo todo de escolher e comprar mais acessível. Então, começamos a procurar modelos possíveis e também fizemos um estudo sobre o mercado de arte brasileiro. Nos deparamos com dados bem animadores, como o crescimento do mercado de arte, as feiras de arte acessível, que já eram comuns fora do país, e um mercado de novos colecionadores. 


Você vem da área da moda, como isso influenciou a escolha de empreender?

Trabalhar com design e moda sempre exigem que você esteja atento aos novos comportamentos, novos produtos. Sempre fui muito ligada à arte e, então, sempre estava estudando e percebendo as mudanças nessas frentes. Minha área era a acadêmica e, nos últimos anos, tive vontade de trabalhar com um projeto mais dinâmico, então decidi colocar as minhas percepções em prática.


Qual a importância de ações de startups como a TTA?

Penso que muitos serviços e produtos oferecidos pelas startups facilitam o cotidiano, democratizam acessos e por isso são importantes no momento atual.


Como está este mercado atualmente?

O mercado de arte vem passando por mudanças, atualmente falamos mais de arte acessível do que já falamos um dia. A internet ajuda a desmistificar o tema e deve fazer muito por nós ainda. Passamos por um período de crise no país, cada vez mais percebemos que as pessoas vão comprar objetos que tenham significado e a arte tem a ver com isso.


Quais os maiores desafios deste novo modelo de negócio?

As pessoas precisam se permitir comprar arte, entender que não é necessário ter um grande conhecimento sobre o assunto para poder consumir o produto. E, também, precisam confiar apenas no ambiente digital, sem ver o produto presencialmente.


Atualmente, por que as pessoas compram arte acessível?

O mercado de arte acessível permite que as pessoas que amam arte possam consumi-la. Nem todo mundo pode adquirir obras de arte que custam milhões de reais, esta é uma pequena parcela da população.


Como é feita a escolha dos artistas?

Nós escolhemos os artistas levando em consideração a compatibilidade com o nosso eixo curatorial, analisamos a produção e o currículo deles também.


No momento, vocês estão atuando com arquitetos e decoradores. Como esses profissionais estão enxergando a participação do TTA no mercado?

Os arquitetos e decoradores tem elogiado a nossa iniciativa e dizem que o site facilita o processo, tanto para a apresentação de um projeto quanto para a aquisição do cliente.


Curtas

*O Paraná comemora pela primeira vez o dia da conscientização sobre a saúde prematura. Como parte de sensibilização sobre o tema, o Hospital e Maternidade Santa Brigida, promove um chá para as mães e palestra com profissionais da saúde sobre os cuidados com os prematuros.Mais informações: hmsantabrigida.com.br

*Entre 27 projetos inscritos, a banda Sincopé foi escolhida no 3o Edital Medianeira. Formada por Natalia Bermudéz,Léo Cardoso, Gabriela Bruel, Issac e Érica Silva, a banda surgiu em Curitiba da união entre estudantes de música de diferentes origens, que utilizam formas  de experimentar a atividade musical em conjunto. 

 


Não deixe pra amanhã o que você pode deixar pra lá hoje
(Autor desconhecido)


  

 

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