O Paraná Clube despediu-se de sua torcida e da Vila Capanema em 2015 de forma melancólica. Atuando contra um Bragantino que ainda sonhava com a remota possibilidade de ascender de divisão — torcia por uma derrota do América-MG, que não aconteceu —, o time paranaense não conseguiu fazer valer o fator casa e acabou derrotado por 2 a 0 em partida válida pela penúltima rodada da Série B. Com isso o clube sacramenta sua pior campanha dentro de casa nos últimos cinco anos pela competição nacional.

Em 19 partidas como mandante na Segundona, o Paraná colecionou nove vitórias, seis empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 57,9%. Desde 2009 que o time não somava tão poucos pontos em casa — naquele ano, teve aproveitamento de 56%. Nos anos seguintes o rendimento subiu e o aproveitamento ficou acima de 60% em 2011, 2012 e 2013. Agora, porém, o clube registra pelo segundo ano seguido uma piora nas estatísticas (foi de 59,7% em 2014).

Com a derrota, o Paraná estaciona nos 46 pontos e permanece na 12ª colocação — com risco de terminar o campeonato no 14º lugar caso não vença a próxima e derradeira partida, contra o Sampaio Correia, no Maranhão.

Para o técnico Fernando Miguel, o time conseguir os três pontos é uma questão de honra. O importante é acabar o campeonato na melhor colocação possível. A derrota traz consequências terríveis, e quanto melhor a gente ficar na classificação, mais coisas positivas vão aparecer. Temos que terminar dignamente o campeonato, afirmou o treinador em entrevista coletiva após a partida.

Técnico
Para o técnico do Paraná Clube, Fernando Miguel, embora 2015 tenha sido repleto de mediocridades, o ano que está por vir deve trazer importantes melhorias. Para fazer de 2016 um ano melhor, precisamos dos torcedores nos apoiando, E eles (diretores) estão trabalhando para isso, disse.