MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A Justiça argentina suspendeu a nomeação de aliados de Cristina Kirchner para o principal órgão de controle do país, a Auditoria Geral da Nação.
Os militantes da agremiação kirchnerista La Cámpora Julián Alvarez e Juán Ignacio Furlón haviam sido empossados no início do mês após votação na Câmara dos Deputados, cuja maioria é governista.
Indignados, parlamentares da oposição vaiaram e abandonaram o plenário da casa em protesto contra a decisão.
Com a nova formação, a Auditoria seria composta por maioria de políticos ligados à Frente para Vitória, agremiação da presidente Kirchner, com cinco das sete cadeiras na entidade.
A decisão da Justiça freia a maioria governista no órgão de controle, cuja principal tarefa neste momento será analisar as contas do último período do mandato da presidente Cristina Kirchner.
Mas a definição ainda é temporária. Trata-se de uma decisão que responde a um pedido de liminar foi feito pelo atual titular da Auditoria Geral da União, Leandro Despouy, que é filiado ao partido opositor União Cívica Radical.
Com isso, a nomeação dos dois kirchneristas fica congelada até que a Justiça aprecie outro pedido, feito por políticos da oposição, que pleiteia que as substituições sejam votadas e aprovadas pelo novo parlamento, que toma posse em 10 de dezembro.