A Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) deixará de oferecer vagas para o ensino médio e para dois cursos técnicos de nível médio a partir de 2017. Segundo a instituição, a mudança tem a ver com a transição entre o antigo Centro Tecnológico e a atual universidade. Em 2020 devem ser formados os últimos alunos do ensino médio.

As duas próximas seleções para estudantes do ensino médio devem ocorrer no primeiro e no segundo semestres de 2016. Serão oferecidas 80 vagas ao longo do ano, metade das vagas abertas em 2015.
saiba mais

O pró-reitor da UTFPR, Carlos Henrique Mariano, disse, em entrevista à RPC TV que o fechamento do ensino médio e dos cursos de mecânica e eletrônica foi levado em conta não só pela mudança do foco da instituição, mas também pela dificuldade de manter as aulas. Nós não estamos conseguindo ter financiamento para os cursos técnicos. A carreira dos professores do ensino básico e tecnológico aqui na universidade está em extinção e também pela necessidade desses departamentos ofertarem novos cursos na área de graduação para o Paraná, afirma.

Segundo a UTFPR, com o fechamento dos cursos médios, será possível abrir duas novas graduações: a de engenharia mecatrônica, que deve abrir já em 2016; e a de engenharia sanitária ambiental, em 2017.