Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Curitiba já sonham com o presente que o Papai Noel vai trazer no Natal. Para agradar o bom velhinho, 6 mil crianças e estudantes de 35 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) escreveram cartinhas contando suas histórias e o que gostariam de ganhar. A escrita das cartas fez parte da Campanha Papai Noel dos Correios 2015.

O projeto surgiu há 26 anos, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao Bom Velhinho. Sensibilizados com o conteúdo de muitas delas, alguns empregados procuravam atender aos pedidos por meio de ação solidária entre colegas, outros envolviam também a comunidade. A quantidade de cartas enviadas ao Papai Noel crescia a cada ano e, em 1996, a campanha Papai Noel dos Correios tornou-se corporativa, passando a contar com a participação da sociedade na adoção das cartas.

As cartinhas escritas ou desenhadas pelas crianças e estudantes estão disponíveis na Casa do Papai Noel, na Agencia Central dos Correios – Rua João Negrão, 1.251 – para serem adotadas por padrinhos, ou seja por quem estiver disposto a realizar o sonho das crianças. As cartas podem ser retiradas até 8 de dezembro.

As unidades escolares selecionadas para participar da campanha ficam em região de vulnerabilidade social. Entre os principais pedidos feitos pelos meninos e meninas que estudam em turmas que vão do pré-escolar ao 5º ano, estão brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares.

Nas escolas e nos CMEIs a produção das cartas foi trabalhada estimulando outros contextos além do pedido do presente. Para escrever ou desenhar cartas (no caso das crianças menores), as professoras exploraram a origem do personagem do Papai Noel e de outros símbolos natalinos.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pantanal, no Alto Boqueirão, além de escrever as cartas, as crianças se divertiram confeccionando seu próprio Papai Noel. Usaram materiais recicláveis trazidos de casa e com criatividade e a ajuda das professoras produziram seus próprios enfeites.

Nosso objetivo vai além da criança receber presente. Buscamos estimular a escrita das cartinhas como uma estratégia de aprendizagem que motiva a descoberta dos valores natalinos, como a bondade, o perdão e a solidariedade, diz a diretora do CMEI Pantanal, Janaína Dutra Bruginski Batista.

A Campanha de Natal dos Correios acontece em todo o Brasil e a adoção das cartas é feita da mesma maneira em todas as cidades. As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, e, em seguida, oferecidas para adoção dos padrinhos nas unidades da empresa.

A adoção é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, e, em seguida, oferecidas para adoção em unidades da empresa. A equipe dos Correios trabalha para promover o apadrinhamento de todas as cartas.

Quando um padrinho adota uma cartinha tem o compromisso de disseminar o encantamento natalino e deve providenciar os presentes solicitados pelas crianças, conforme a data do cronograma da campanha, diz a representante do Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios, Alessandra Hataqueiama Ricardo.

Educação

O Projeto Papai Noel dos Correios está alinhado a um dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação básica de qualidade para todos. As crianças são estimuladas a escrever uma redação, uma carta ao bom velhinho. E uma ótima oportunidade para que aprendam também a endereçar corretamente, usar o Código de Endereçamento Postal (CEP) e o selo. Antes de as crianças começarem as produções das cartinhas, representantes dos Correios oferecem material de orientação, sugerindo a forma de trabalhar o tema Natal com as crianças.