A Justiça do Paraná irá sortear na próxima segunda-feira (30 de novembro) os jurados que participarão do julgamento do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, marcado para os dias 21 e 22 de janeiro do ano que vem. Carli Filho é acusado de duplo homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) por conta da morte dos jovens Gilmar Yared e Carlos Murilo de Almeida em um acidente de carro registrado em Curitiba em maio de 2009.

De acordo com a Segunda Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, o sorteio será realizado por meio eletrônico às 13h30. Ao todo, serão sorteados 25 nomes mais um número de suplentes a ser determinado pelo juiz. Já as sete pessoas que irão compor o conselho de sentença só serão sorteadas no dia do julgamento.

Estarão presentes no sorteio o juiz que presidirá o júri, o promotor de Justiça e representantes da OAB-PR. A família Yared e o advogado Elias Mattar Assad confirmaram que irão acompanhar o sorteio, enquanto Carli Filho pode comparecer pessoalmente ou ser representado por seus advogados.

A defesa de Carli Filho tentou evitar o júri popular, mas no começo de novembro o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso do ex-deputado, que pode pegar até 20 anos de prisão caso seja condenado. Quando houve o acidente, Carli Filho havia ingerido bebida alcoólica (quatro vezes acima do permitido na época) e dirigia a 164 km/h. Além disso, ele tinha 130 pontos na carteira e 30 multas, sendo 23 delas por excesso de velocidade.