Ir de Curitiba para as praias do Paraná vai ficar mais caro a partir da próxima terça-feira (1/12). O valor da tarifa de pedágio na BR-277, no trecho entre a capital e o Litoral paranaense, vai passar a custar R$ 18 para carros de passeio. Até então, o preço era de R$ 16,80.

Nesta sexta-feira, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Estado (Agepar) autorizou o reajuste dos pedágios, com a correção média de 10,28%. O reajuste dos pedágios já era algo previsto nos contratos firmados com as concessionárias e, por isso, precisa ser cumprido. Os contratos do chamado Anel de Integração, implantados em 1997 no governo Jaime Lerner, são reajustados anualmente, no dia 1º de dezembro.

A chamada correção anual contratual vai variar entre 6,69% e 7,05% – abaixo da inflação do período, medida em 9,93% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No entanto, como também foi autorizada a revisão tarifária, para cobrir os custos de obras não previstas em contrato, o reajuste anual médio das tarifas ficará em 10,28%.

No caso do trecho entre Curitiba e o Litoral, administrado pela concessionária Ecovia, o aumento será de 7,14%.

Veja aqui os novos valores dos pedágios por todo o Paraná