As ruas no entorno do Cemitério do Água Verde estão com nova iluminação, em projeto que prevê maior conforto e reforço na segurança dos moradores do bairro. No total foram instalados 70 postes poliméricos com luminárias decorativas e lâmpadas LED de alto rendimento. A intervenção faz parte do Plano de Iluminação Pública de Curitiba.

Ficou muito bom. A comunidade tem apresentado sugestões e é bom saber que elas estão sendo executadas pelo poder público, comentou Paulo Roberto Goldbaum Santos, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Água Verde.

A intervenção no cemitério integra o lote 1 de obras de iluminação que foram finalizadas na semana passada. O pacote de obras Inclui o entorno do quartel do Boqueirão, com 137 novas luminárias decorativas com lâmpadas de vapor metálico; o viaduto da Marechal Floriano, que já conta com 22 novas luminárias em postes metálicos – oito destes dotados de braço duplo para duas luminárias -, e também a instalação de postes no viaduto da Linha Verde sobre a Avenida Affonso Camargo.

Outras 257 luminárias decorativas para calçadas, 20 luminárias em postes metálicos, além de infraestrutura elétrica e lâmpadas de vapor metálico, foram implantadas nas ruas Desembargador Westphalen, Affonso Camargo, São José, Gutemberg, Lucas Carvalho, Professsor João Doetzer, Conselheiro Laurindo, Paulo Graesser Sobrinho, e no estacionamento e ciclovia do Parque Barigui. Todas referentes ao lote 2.  

Segundo o engenheiro Celso Noso, responsável pelo acompanhamento das obras na Secretaria Municipal de Obras Públicas, os dois lotes somam investimento de R$ 904 mil e foram executados dentro do prazo estipulado em contrato – entre maio e novembro deste ano.

Plano

O novo Plano de Iluminação Pública de Curitiba foi lançado pelo prefeito Gustavo Fruet neste ano e conta com diversas intervenções já realizadas em toda a cidade. Dentre elas estão a instalação de luminárias decorativas na Avenida Affonso Camargo entre o viaduto do Capanema e Jardim Botânico; reforço na iluminação em frente à Rodoferroviária, no estacionamento do terminal de ônibus do Boqueirão, além de dezenas de praças e quadras esportivas espalhadas pelas dez regionais.

Três parques também receberam investimentos do novo plano. O Parque Barigui ganhou nova iluminação no estacionamento ao lado da entrada da BR-277 e na ciclovia; o Parque Tanguá teve melhorias na iluminação da queda d´água, do túnel e pista de caminhada, e o Parque São Lourenço possui agora um sistema inteligente de iluminação.

Ainda está em andamento o Projeto Revitalização da Iluminação Pública em ônibus alimentadores, que está substituindo 10 mil pontos de IP dotadas de luminárias e lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico, seguido itinerários de ônibus em toda a cidade. Já o projeto Ônibus Seguro está melhorando a iluminação em pontos de embarque/desembarque do transporte coletivo da capital, com a instalação de 5 mil lâmpadas de LED. Isso aumenta a percepção de segurança para os usuários do transporte coletivo e também trabalhadores.

Estão em fase de projetos a nova iluminação da Linha Verde, e outro para a região central da cidade e também para os parques Tingui e Lago Azul.