SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma falha mecânica foi a causa principal da queda do Airbus A320-200 da AirAsia em dezembro de 2014 no mar de Java com 162 pessoas a bordo, anunciaram as autoridades da Indonésia.
De acordo com o relatório final apresentado nesta terça-feira (1º) pela equipe de investigação, uma fissura em uma soldadura no sistema de controle do leme do avião levou a tripulação a desligar o piloto automático enquanto atravessava uma área de turbulência.
O documento explica que os pilotos tentaram sucessivamente reativar o sistema, que estava “em estado de bloqueio prolongado (…) além da capacidade da tripulação para ser recuperado”, levando à perda “prolongada” de altitude.
A QUEDA
O voo QZ8501 da AirAsia decolou de Surabaia, na ilha de Java, na Indonésia, na madrugada de 28 de dezembro de 2014 com 162 pessoas a bordo e deveria ter aterrissado em Cingapura algumas horas mais tarde.
Na aeronave viajavam 155 indonésios, dentre os quais sete tripulantes, além de três sul-coreanos, um malaio, um cingapuriano, um britânico e um francês.
O avião voava a uma altura estável e dentro dos limites de peso e equilíbrio quando o piloto, antes de perder comunicação, solicitou permissão à torre de controle para subir de 32 mil pés (9.750 metros) a 38 mil (11.600 metros) para evitar uma tempestade que tinha encontrado em seu caminho.
A torre de controle concedeu a permissão, mas o avião mudou sua rota para a esquerda, subiu até 37.400 (11.400 metros) pés em 30 segundos e depois desceu a 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda em direção ao mar de Java, ao sul da ilha de Bornéu.