Alice, um nome curto e feminino, é o preferido de pais e mães para as suas bebês, deixando para trás pela primeira vez, desde 2012, o antes intocável Sophia. Esta é uma das maiores surpresas de 2015 do ranking de nomes de bebê elaborado pelo BabyCenter Brasil. O ranking usou como base mais de 90 mil nomes de bebê nascidos ao longo de 2015. No topo da lista dos nomes mais dados para bebês meninas estão: Alice, Sophia, Júlia, Laura e Isabella, nessa ordem.  Miguel é o nome mais escolhido para meninos no Brasil, e tem sido assim desde 2011. Mas Arthur ultrapassou Davi no segundo lugar e pode continuar crescendo até assumir a liderança. Bernardo é outro nome que vem crescendo bastante, e que em 2015 alcançou o quinto lugar. Os cinco nomes de menino mais usados no Brasil são: Miguel, Arthur (a grafia com “h” é a favorita dos pais e mães), Davi, Pedro e Bernardo, nessa ordem.

Na hora de formar nomes duplos, grande sucesso entre as meninas, pais e mães são bem conservadores, usando sempre Maria ou Ana como primeiro nome, ao contrário do que acontece com os nomes compostos masculinos, onde há mais ousadia. Os mais escolhidos são: Maria Eduarda, Maria Clara e Maria Luiza.

 

Confira o ranking dos 100 nomes de menina mais usados no ano.


Confira o ranking dos 100 nomes de meninos mais usados em 2015

Nomes compostos são muito populares para meninos, com combinações aventureiras com dois nomes adorados, como Davi Miguel, por exemplo. Os três mais escolhidos em 2015 são: João Pedro, João Lucas e Pedro Henrique.

O nascimento da princesa Charlotte Elizabeth Diana reabilitou o nome Charlotte no Brasil. Charlotte não chega a figurar entre os 100 nomes mais comuns para meninas, mas cresceu 143% em 2015 e nos próximos anos vai continuar subindo.

Além de ser nome de princesa, Charlotte combina com a tendência de usar nomes que funcionem em várias línguas.

Essa internacionalização se vê bem nos nomes de menino: nomes charmosos e comuns nos países latino-americanos estão sendo cada vez mais eleitos para os bebês brasileiros. Alguns exemplos são Gael, Martim e Santiago.

Nomes de menina que mais subiram em 2015: Isis, Ana, Maria, Maria Alice, Isabel, Ayla, Maria Clara, Luna, Maria Cecília, Bárbara e Clarice.

Nomes de menino que mais subiram em 2015: João Lucas, Enrico, Gael, Vicente, Augusto, Henry, Davi Lucca, Bento, Benício, Kaique, Theo e Luan.