A Coordenadoria de Obras de Curitiba (COC) da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) de Curitiba, informou ontem que, devido à intensa movimentação comercial do mês de dezembro, com grande fluxo de pedestres e veículos, não serão liberados alvarás de obras entre os dias 1º de dezembro de 2015 e 1º de janeiro de 2016 na área central e demais regiões de atividades comerciais significativas da cidade, e também nas ruas no entorno dos shoppings. Durante o período, serão emitidos para esses locais apenas alvarás de manutenções emergenciais e outros casos em que o adiamento não seja recomendável.

Ontem, foi o primeiro dia com o comércio aberto em horário estendido, até as 22 horas. Também foi o dia de lançamento da Operação Natal da Polícia Militar, que reforça a vigilância em Curitiba e outras cidades do Paraná. Tradicionalmente, o movimento de compras de fim de ano faz aumentar em pelo menos 20% o fluxo de veículos nas regiões comerciais de Curitiba, principalmente em horários fora do rush.

Esse movimento acaba compensando o trânsito das escolas particulares, que a partir desta semana começa a diminuir com o encerramento do terceiro e último trimestre normal. Lembrando que nas escolas estaduais as aulas seguem até o dia 23 de dezembro.

A recomendação natural neste período é evitar o uso do carro na região Central, ou então deixar o carro em estacionamentos durante as compras. O ideal é utilizar o transporte público. O movimento nas ruas tende a aumentar conforme os dias passam. Normalmente ele se intensifica a partir da segunda quinzena do mês.

Estar — Começaram a valer ontem as 287 novas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em ruas dos bairros São Francisco e Mercês. São 257 vagas de até 2 horas de permanência, 12 de carga e descarga, 14 especiais destinadas a idosos e quatro para pessoas com deficiência.

Os veículos que utilizarem as vagas de estacionamento nesses locais deverão colocar o cartão do EstaR entre 9 e 19 horas, de segunda a sexta-feira, e entre 9 e 13 horas nos sábados. A sinalização na região está sendo finalizada e agentes da Setran orientam a população local sobre as novas vagas e a obrigatoriedade de utilização do cartão nos horários estipulados.

Táxis — Os táxis da cidade começam a rodar com bandeira 2 a partir de ontem até as 6 horas do dia 2 de janeiro. A cobrança é prevista em lei e, para esses trabalhadores, a bandeira 2 equivale ao pagamento do 13º salário da categoria. À exceção da cobrança da Bandeira 2 não há qualquer outra alteração nos valores que podem ser cobrados do usuário pelo taxista.