Férias. Tempo da criançada ficar em casa e também de viagens com destinos que podem ser praia, campo ou cidade. O problema é que o clima quente, típico do período devido à chegada do verão, predispõe alguns comportamentos que facilitam a transmissão de doenças como diarreia aguda, como a ingestão de água do mar ou areia da praia, ou ainda o aparecimento de disenteria.

Além disso, a má conservação, falta de higienização ou preparo inadequado dos alimentos também podem causar, principalmente nas crianças, episódios de diarreia.

Nesse cenário, como saber se a criança está com diarreia ou com disenteria e qual tratamento é o mais adequado. Tanto na diarreia como na disenteria ocorre uma perda de água e eletrólitos, que resulta no aumento do número de evacuações. Em ambas as doenças, a criança apresenta a diminuição da consistência das fezes, descreve a gerente médica da Aché, Talita Poli Biason.

O que diferencia uma da outra é, em especial, o aparecimento de sangue nas fezes. Chamamos de disenteria quando, além da alteração na frequência e consistência, há presença de sangue e muco nas fezes, esclarece a médica.

A disenteria é resultado de um processo inflamatório intestinal intenso que provoca, geralmente, lesão das células intestinais e o consequente aparecimento de sangue nas fezes, acrescenta. Os episódios de evacuações podem ter duração que variam entre poucos ou até 14 dias.

A causa da diarreia aguda em crianças, em grande parte dos casos, é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas. Os vírus são os principais agentes causadores da diarreia, de forma geral, na população pediátrica. Já a desinteria é, comumente, causada por bactérias específicas, como alguns tipos de Eschericia Coli e Shiguella, informa a médica.

Em ambos os casos, um médico deve ser procurado pelos pais, orienta Talita.


VACINAS DEVEM ESTAR EM DIA
De acordo com a médica Talita Poli Biason, é importante que a criança esteja com o calendário de vacinas em dia, a fim de evitar surpresas desagradáveis durante o período de descanso. Além disso, evite ingerir água da torneira e não utilize o gelo produzido com água sem ser filtrada, pois esse pode conter microorganismos causadores de episódios de diarreia aguda, alerta a médica.

A cautela com o preparo, conservação e higienização dos alimentos também deve ser levada em consideração antes de fazer qualquer tipo de refeição em restaurantes, lanchonetes ou qualquer outro estabelecimento comercial. Na hora de preparar a refeição da família, lave bem as mãos. Evite também consumir alimentos preparados em locais que podem não possuir boas condições de higiene. Opte pelo consumo de alimentos frescos ou submetidos à conservação adequada, sugere Talita.

Nos casos de crianças que possuem sangue nas fezes, o ideal é buscar o auxílio de um médico. Em ambas as doenças, deve-se aumentar o consumo de líquidos pela criança. O uso de Solução de Reidratação Oral (SRO) após cada evacuação diarreica é, em geral, recomendada pelos pediatras, indica a Talita. A SRO deve ser utilizada enquanto a criança apresentar episódios de diarreia. O zinco deve ser mantido por 10 a 14 dias (ou conforme orientação do médico), conclui a gerente médica da unidade MIP Aché.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo de zinco é um importante aliado no tratamento da diarreia aguda. O zinco auxilia na regeneração das células intestinais. explica Talita. Como os micro-organismos causadores da diarreia, em geral, provocam lesão na mucosa intestinal e/ou alteram o funcionamento das células do intestino, levam a perda de água e sais minerais, é importante suplementar o zinco, conclui a gerente médica da unidade MIP Aché.


CUIDADOS PARA EVITAR DIARRÉIA E DISENTERIA

– Calendário de vacina das crianças deve estar atualizado
– Evitar bebera água de torneira
– Evitar consumir gelo produzido de água que não seja filtrada deve também se evitado
– O cuidado deve ser redobrado na hora de preparar os alimentos
– Os alimentos devem ser mantidos sob refrigeração em local limpo 
– As mãos devem ser bem lavadas antes de qualquer refeições
– As mãos devem ser lavadas antes de preparar as refeiçõese lanches
– Prefira consumir alimentos frescos e submentidos à conservação adequada
– Lave as mãos sempre que for ao banheiro ou chegar da rua em casa

DIARRÉIA
Em grande parte dos casos, é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas

DISENTERIA
Tem como causa mais comum a presença de bactérias específicas, como alguns tipos de Eschericia Coli e Shiguella. Além da alteração na frequência e consistência, há presença de sangue e muco nas fezes