A temporada 2016 começa diferente para os carregadores de tacos. Os Caddies, como são conhecidos, costumam participar das competições auxiliando os golfistas com o transporte de seus materiais pelo campo, mas, desta vez, são eles que vão em busca do título. A disputa será nos dias 12 e 13 de janeiro, no Las Palmas Golf & Country Club. O campeão terá direito a handicap índex oficial pela FPCG durante todo o ano e uma vaga no Campeonato Aberto da FPCG, isento de taxa de inscrição. Para participar do campeonato é preciso ser caddie de clubes filiados à FPCG e não ter jogado como profissional nos últimos quatro anos. As inscrições deverão ser feitas diretamente com o clube até o dia 18.


Medidor de distância é liberado
A FPCG foi pioneira na liberação do medidor de distância no país, utilizando o mesmo há mais de dois anos em torneios do ranking paranaense e catarinense. E, atualmente, a CBG lançou nota permitindo oficialmente o uso do medidor em todos os eventos do ranking nacional conforme Manual de Normas e Procedimentos CBG/2016. A CBG está incluindo em seu Hard Card para 2016 esta Regra: Nos torneios válidos para o Ranking Nacional Amador, Profissional e Juvenil, um jogador pode obter informações sobre distâncias através de um dispositivo que meça distâncias. Se, durante uma volta estipulada, usar um dispositivo para medir distância para aferir ou medir outras informações que possam influenciar sua maneira de jogar (como a inclinação de terreno, velocidade do vento, etc.), o jogador infringe a Regra 14-3. O medidor/aferidor de distância é de grande valia ao jogador, pois ele permite uma avaliação correta do ponto onde se encontra até a bandeira, possibilitando uma jogada com melhor precisão. A utilização de smartphones para medir distâncias também será liberada, desde que não apresentem informações complementares.


Primeiro Hole-in-one de 2016
O Presidente da FPCG, Daniel Neves, realizou mais uma tacada perfeita, fez o primeiro Hole-in-One da FPCG de 2016, no buraco 5 do Clube Alphaville. A partida aconteceu no dia 02 de Janeiro de 2016 e estavam presentes Francisco Costa Silva, Gilmar Madureira e Christian Brogger. A Federação parabeniza o Presidente pela tacada.


Novo filiado à FPCG
Reserva Camboriú Golf Club tornou-se filiado a FPCG oficialmente desde 1º de dezembro de 2015.  A medição oficial do campo está programada para março de 2016. Sobre o Reserva Camboriú Golf Club: O campo de Golf do Residencial Camboriú Yacht & Golf possui 6 buracos. É um campo denominado como executive course, alternando com buracos par 3 e 4. Em 3 voltas você pode jogar 18 buracos distintos. Nele os jogadores fazem o percurso em um tempo mais rápido, na medida para iniciantes e com buracos desafiadores para golfistas mais experientes. O campo apresenta buracos par 3 de média a longa distância, greens com áreas entre 300 e 500 metros quadrados, lagos e bunkers. Além do campo, você terá assessoria esportiva de Golf, Annual Fee, Green Fee, aluguel de carrinho, bar, vestiários e sanitários.
O clube terá direito a voto conforme artigo 9º, 5º Clausula, parágrafo 2 do Estatuto FPCG em vigor. § 2º Respeitados os direitos adquiridos, a partir da edição deste Estatuto serão admitidos como filiados Entidades de Prática Desportiva que disponham de campo de golfe com pelo menos 6 (seis) buracos, as quais terão direito a voto com peso de 1/6 (um sexto), detendo, no que couber, os mesmo direitos e obrigações inscritos neste Estatuto