Há pouco tempo, bastava um computador, alguns cliques na internet e um cartão de crédito para que sua viagem fosse programada em casa mesmo. Claro, era preciso ter os sites corretos. Agora que as coisas andam em uma ciranda de más notícias, que o mundo anda ficando cada vez mais restrito para o Turismo, algumas normas deixaram de ser válidas.

A ONU elenca 191 países no mundo, sem contar Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China, e o Vaticano. Também não entram na listagem da ONU as possessões e territórios. Como a Groenlândia (território da Dinamarca), Aruba (Holanda), Ilhas Cayman (Inglaterra). Saiba que no início do século XX havia somente 57 nações. Guerras como a Primeira Grande Guerra Mundial, o fim do império austro-húngaro (Europa) e o turco-otomano (Oriente Médio), colocaram no mapa novos países, como o Iraque. As independências na África e Ásia dividiram mais ainda as terras no mapa, fazendo surgir – ou ressurgir – a Índia e o Paquistão (1947), Moçambique (1975) e, em 1990, com o fim da União Soviética, o ressurgir da Ucrânia, trazendo à luz também o Uzbequistão.

Com as atuais guerras regionais e o avanço do terrorismo de todos os tipos, sobraram apenas 40 países, dos 191 apontados pela ONU, que têm uma relativa segurança a oferecer aos turistas. Como são poucos os países que mantém voos diretos, o simples fato de fazer conexões em outras capitais e cidades, já colocam em xeque a tal segurança. Então é rezar, acreditar que tudo vai dar certo e tirar as malas do armário. Porque não está fácil escolher um destino. Não basta mais ter história e cultura, paisagens, clima, povo hospitaleiro. Turistas foram atacados no Egito, outros morreram na bela Istambul, muitos morreram e outros tantos ficaram feridos em Paris, Cidade Luz que já sofreu mais de três ataques de ativistas alucinados.E a Malásia entrou na estatística.

EXPERIÊNCIA AGORA É POUCO
Uma das primeiras dicas para o futuro viajante era a de procurar agentes de viagens e operadoras com experiência de muitos anos, conhecimento no mercado, que pudessem oferecer confiabilidade. Para os brasileiros já não dá mais para seguir uma regra tão tradicional. Afinal, meio século de presença importante no setor do Turismo não impediu que a operadora Nascimento fechasse as portas. Outra regra era a de procurar operadoras que tivessem especialização em determinados destinos. Era um destaque da Designer, que fazia de destinos exóticos e luxuosos o seu trunfo. Também fechou. No Paraná a experiência também não resultou em melhores resultados, nesses tempos de economia desabando dia a dia: quarenta anos ficaram para trás para a Larus, um quarto de século não serviu de nada na hora do problema para a NewLine, nem para a Interlaken, que deixou turistas literalmente na mão.No momento, quatro pessoas, entre proprietárias e diretor, estão na cadeia.

Talvez a saída seja trocar experiências com outros viajantes. E sempre fazer seu dever de casa: pesquisar as melhores ofertas, consultar os sites das operadoras que continuam no mercado, acessar sites de hotéis e companhias aéreas. Dá até para programar uma volta ao mundo, selecionando no mapa os lugares que ainda não apareceram no noticiário policial, nem nas primeiras páginas da mídia. E tratar de resolver sua viagem sozinho.

ARRUMANDO A MALA
Antes de pensar na famosa frase com que roupa eu vou, organize os documentos indispensáveis. Veja se o passaporte tem pelo menos seis meses de validade, tempo mínimo exigido para quem precisa tirar visto. Saiba quais são os vistos necessários e veja se as vacinas não estão na lista de coisas indispensáveis.

É sempre bom visitar sites de alertas ao viajante. Podem até pecar por excesso de zelo, mas ajudam a se prevenir sobre roubo de compras em Miami, por exemplo, crimes, estradas, ataques de terroristas. A orientação é feita por países, mas as dicas são válidas para qualquer viajante. É bom também seguir os noticiários internacionais, para estar ao par de greves do setor de aviação, metros ou até de rebeliões. Ficar sabendo quais os grandes feriados também é útil, para não ter a surpresa de encontrar multidões em procissões, comércio fechado ou hotéis e restaurantes lotados.

Para não ficar na poltrona mais apertada, sem espaço para as pernas, ou naquela cujo espaldar não inclina, procure reservar seu lugar na hora de comprar a passagem. Não é garantia, mas pode dar certo. Se tem algum problema com alimentação, faça escolha também na hora de comprar o bilhete de viagem. E peça informações sobre o sistema de comidas a bordo. Acessando o site www.airlinemeals.net, em inglês, pode esclarecer dúvidas.

Ao chegar a seu destino, confira antes de aterrissar como sair do aeroporto e como encontrar condução para seu hotel. Se pretende alugar um carro e seguir viagem no seu ritmo, aprenda antes sinais e leis de trânsito do seu destino. Até saber como são os banheiros de cada lugar e de cada país, pode ser uma mão na roda. Há certas culturas que não têm nada a ver com sua vidinha ocidental. Descubra.

TURISMO DOMÉSTICO
Dengue, aedes egypti, calor exagerado, assaltos a turistas, arrastão em restaurantes, praias contaminadas, hotéis com tarifas em euros ou dólares, taxistas que regulam o taxímetro para mais, tudo pode ser ainda acrescido de chuvas intermináveis, alagamentos que fazem de qualquer lugar uma ilha sem contato com o resto do mundo, pontes que desaparecem, asfalto que abre buracos de 4 metros: é bom saber o que você está prestes a enfrentar. Mas a outra opção não é muito agradável: comprar um cofre forte de bom tamanho, entrar e fechar a porta . Pode ser seguro. Mas não será confortável, nem compensador.

OS GRANDES RIOS DO MUNDO
Nilo, na África, com 6.670 km, é o maior. Nasce no lago Vitória, passa por Cartum e lago Nasser; Amazonas, na América do Sul, tem 6.448 km, passa por Manaus. O Yuan, na Ásia, é o terceiro maior rio do planeta, com 5.980 km. Depois vem o Mississipi, na América do Norte, com seus 3.779 km com origem no lago Fort Peck, passando por Omaha, Kansas City, St. Louis, Memphis, Nova Orleans.

O Volga, na Europa, tem 3.701 km e passa por Volgogrado e Astrakhan. O Ganges, na Ásia, é um pouco menor, com 3.090 km, passando por Kanpur, Varanasi, Patna. O Danúbio, na Europa, tem 2.858 km e atravessa caminhos de Viena, Budapeste, Belgrado. O Zambezi, na África, tem 2.575 km, com as Cataratas de Vitória e o lago Kariba. O menor dos grandes rios é o Reno, na Europa, com 1.298 km, passando pela Basiléia e por Bonn.

Se quiser conhecer algum deles, há operadoras especializadas em turismo fluvial, e algumas delas mantém representantes no Brasil.

PROMOÇÕES
Agora que as grandes festas de final e início de ano terminaram, algumas férias estão acabando, entram na ordem do dia as promoções especiais . É aproveitar. Na América do Sul a Norwegian Cruise Lines está oferecendo gratuidade para o terceiro e quarto passageiro, na mesma cabine dos dois passageiros pagantes nos seus cruzeiros entre Buenos Aires e Valparaiso, uma viagem de 14 noites.

Para ter direito à promoção, basta reservar a cabine até 31 de janeiro, data da saída do primeiro cruzeiro promocional. No dia 13 de fevereiro inicia a viagem em sentido inverno, terminando na capital argentina. O roteiro será sempre o mesmo, alternadamente, com saídas no dia 27 de fevereiro, 12 de março, 26 de março.

Não há limite de idade para dividir a cabine. Saiba mais no www.ncl.com.br

HAVAÍ
Quem preferir conhecer o Havaí, também vai poder usufruir de tarifas promocionais, na Norwegian Cruise Lines: terceiro e quarto passageiros, na mesma cabine dos pagantes, viajam free. E os que forem para as Bahamas, têm oferta da quarta noite de estada como cortesia no resort One&Only Bahamas.

PORTAS FECHADAS EM CALAIS
Dois lagos artificiais foram criados nas proximidades do Eurotunel, no lado francês, com o intuito de servirem de obstáculo pelos que procuram migrar para o Reino Unido, ultrapassando os já existentes portões e grades.

A invasão dos trilhos dos TGVs do Eurotunel começou em 2015 o que provocou que centenas de hectares de árvores fossem cortadas, deixando a terra nua, tentando impedir que as pessoas aproveitassem a noite para chegar aos trilhos, cortando as cercas de arame existentes e abrindo passagens.

O terreno aberto também facilita a intervenção de policiais. Onde antes havia uma floresta escondendo os trilhos, hoje há apenas uma terra vazia, fechada por cercas metálicas. Nos últimos meses as barreiras são adaptadas constantemente. Agora, por quarenta quilômetros, as barreiras alcançam 4 metros de altura.

Cerca de 4 mil migrantes ficam agrupados na região de Calais, tentando chegar um dia ao Reino Unido, passando pelo porto de Calais ou o túnel debaixo do Canal da Mancha. O que perturba a todo instante o calendário de chegada e saída dos trens de alta velocidade. Em uma única noite de julho de 2015, foram 2.500 refugiados tentando a passagem. E depois de junho do ano passado, na tentativa morreram 18 pessoas.

A novidade agora são os dois lagos artificiais, criados na região chamada de Belle-Hélène, em Coquelles, próxima de Calais, onde aconteceram várias invasões. São o resultado das reclamações do governo francês, que acusa a direção do Eurotunel de não fazer esforços suficientes para impedir a crise . A opção foi então a de inundar suas terras. O mundo nunca mais será o mesmo.