A Patrulha de Combate à Dengue, formada por funcionários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), percorreu 5.580 estabelecimentos comerciais em seis municípios do Litoral, desde 14 de janeiro. Nesta quarta-feira (20), a Patrulha esteve em Antonina e Guaraqueçaba, onde concluiu o trabalho de orientação aos comerciantes dos municípios litorâneos vizinhos a Paranaguá.

Cerca de 30 voluntários da Appa – juntamente com agentes de saúde dos municípios – estiveram em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, sensibilizando os proprietários sobre a importância de ações de prevenção contra os focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Os comerciantes ambulantes também foram abordados.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, avalia a ação como positiva. Conseguimos atingir o nosso objetivo de sensibilizar empresas e comerciantes. O exemplo disso é que temos outras patrulhas voluntárias sendo formadas nas empresas e em cidades como Pontal do Paraná. Também na Ilha do Mel teremos um mutirão voluntário na próxima semana, mencionou Dividino.

Para ele, é necessário promover a educação em saúde exaustivamente até que a comunidade adquira conhecimentos e consciência do problema. A população deve ser informada sobre a doença, sobre o vetor e sobre medidas as medidas de prevenção e controle, completa Dividino.

ANTONINA E GUARAQUEÇABA

De acordo com a secretária de Saúde de Antonina, Neide Cardozo Fernandes, a contribuição da Patrulha de Combate à Dengue aconteceu em um momento oportuno. A ação ocorreu justamente no dia que a Prefeitura decidiu manter o Carnaval na cidade. Com isso, a sensibilização dos comerciantes é fundamental, já que eles têm contato direto junto aos turistas, disse a secretária.

Em Antonina, a vigilância em saúde promove ações de prevenção com base em três eixos – epidemiologia, que envolve o controle de casos e notificação ao sistema estadual e nacional, vigilância ambiental, que coordena o controle da dengue com vistorias e levantamento de índices, e a vigilância sanitária, responsável pelo acompanhamento das equipes, visitas e notificação.

O diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, acredita que toda ação organizada é bem-vinda. Acabar com a dengue é um dever de todos e, em Antonina, a equipe dos Portos do Paraná veio somar esforços. Os comerciantes receberam muito bem a iniciativa, destacou.

Em Guaraqueçaba, a equipe dos Portos do Paraná foi recebida pela prefeita Lilian Narloch. O município já realizava um trabalho junto aos comerciantes para evitar focos do mosquito da Dengue.

COMBATE

A Patrulha Voluntária de Combate à Dengue iniciou a divulgação da campanha da Secretaria de Estado da Saúde nos municípios litorâneos devido ao alto índice de moradores de Paranaguá que trabalham nas praias e de moradores das praias que trabalham em Paranaguá. Muitos casos de dengue no Litoral são importados e transmitidos ao mosquito por pessoas contaminadas. Nos próximos dias as ações estão programadas para Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel, onde os trabalhos serão permanentes.

A Appa também intensificou as ações de combate à dengue devido ao estado de emergência decretado no município de Paranaguá. O trabalho inclui ações de higiene e limpeza, pulverização em áreas portuárias com potencial de risco, educação ambiental com foco na saúde pública, divulgação com material informativo através de e-mails, site da Appa, folders e plotagem na frota de veículos.

Todas as comunidades da Baía de Paranaguá e Antonina recebem informações quanto às formas de prevenção, diagnóstico e monitoramento da dengue.

Já a Diretoria de Meio Ambiente do Porto ampliou a varrição de ruas e avenidas dentro da área do cais e do porto organizado. Poças de água são eliminadas por máquinas e também foi criado um cronograma de pulverização diária nas áreas mais propensas ao surgimento do mosquito Aedes aegypti para eliminar possíveis focos.

Os Portos do Paraná orientam diariamente os cerca de 2 mil funcionários que atuam na área administrativa e no cais do Porto de Paranaguá. Além disso, são realizadas palestras em todas as empresas que desenvolvem atividade portuária.