SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nos tempos atuais, quem assiste a futebol pela TV invariavelmente fica também com o celular na mão, checando as redes sociais e publicando comentários sobre a partida o que se convencionou chamar de segunda tela. Só na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, 350 milhões de pessoas fizeram comentários sobre os jogos no Facebook; na última edição do SuperBowl, a final do campeonato de futebol americano, 65 milhões de usuários postaram no site. Pois a rede social anunciou, nesta semana, o lançamento de uma plataforma que deve estimular ainda mais o fenômeno. Batizada de Sports Stadium, a ferramenta vai funcionar como um filtro para determinado evento esportivo a princípio, ela tem compatibilidade apenas com iPhones nos EUA, para jogos de futebol americano (para desktops, a partir do SuperBowl, em 7 de fevereiro); aos poucos, será ampliada para outros esportes e países. Na prática, o espaço dedicado à partida terá, em uma aba, os comentários de amigos sobre o jogo, mostrados sempre em ordem cronológica; em outra, os de ‘especialistas‘ (usuários com contas verificadas) e, por exemplo, os feitos pela página do próprio campeonato. A plataforma também deve informar estatísticas e lances da partida em tempo real nos EUA, em parceria com a Sportradar.