O Coritiba faz nesta quarta-feira (dia 27) às 21h45, em Porto Alegre, seu primeiro jogo oficial de 2016. O adversário é o Internacional, pela primeira rodada da Primeira Liga. Uma motivação para o Coxa é vencer para começar a calar os críticos e abafar a desconfiança da torcida.

A desconfiança tomou conta de torcedores por cinco motivos: poucos reforços expressivos, aposta em uma base contestada, Gilson Kleina, confusão extra-campo e resultados de jogos-treino.

O Coxa não trouxe nomes de destaque para 2016. O atacante Leandro já viveu dias de glória e chegou até à seleção brasileira, mas há muito tempo não joga em alto nível. O lateral-direito Ceará está com 35 anos. O goleiro Elisson, os volantes Amaral e Fábio Braga e o atacante Vinícius vieram para lutar por um lugar no time titular.

A base mantida de 2015 para 2016 tem alguns jogadores com prestígio com a torcida, como Wilson, Juninho, Walisson Maia e Thiago Lopes. Mas outros são muito contestados, como Kleber Gladiador.

A situação de Kleber piorou após o incidente de domingo à noite, quando ele e outros jogadores se envolveram em confusão em uma casa noturna em Foz do Iguaçu.

Para completar, o time teve resultados ruins nos dois jogos-treino de 2016 (empate com o Foz e derrota para o Toledo). É fato que essas partidas servem apenas para análise de desempenho, e não de resultado. Mas é difícil convencer parte da torcida.

Por último, há a desconfiança sobre o técnico Gilson Kleina, que esteve envolvido (direta ou indiretamente) em cinco rebaixamentos nas últimas dez edições do Brasileirão.

Escalação — Para o jogo de hoje, Kleina manteve o time titular utilizado no jogo-treino de sexta-feira (derrota por 1 a 0 para o Toledo). Durante o treino de ontem, ele fez três alterações na segunda parte. Entraram o volante Amaral, o meia Dudu e o atacante Leandro. Saíram o volante Alan Santos, o meia Thiago Lopes e atacante Negueba. No entanto, é mais provável que esses sejam testes para o decorrer do jogo.

Os desfalques são os zagueiros Luccas Claro e Rafael Marques, lesionados. No entanto, ambos são reservas da dupla Walisson e Juninho.

INTERNACIONAL x CORITIBA
Coritiba: Wilson; Ceará, Walisson, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Juan e Thiago Lopes; Negueba e Kléber. Técnico: Gilson Kleina
Internacional: Alisson; William, Paulão, Réver e Artur; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson e D’Alessandro; Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico: Argel Fucks
Árbitro: Ronan Marques da Rosa
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 21h45