SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O River Plate-URU empatou em 0 a 0 com a Universidad de Chile, nesta terça-feira (9), em Santiago, e confirmou classificação ao grupo 2 da Copa Libertadores, o mesmo do Palmeiras, graças à vitória por 2 a 0 na partida de ida, em Montevidéu.
Será justamente o River, estreante na competição, o primeiro adversário do time paulista no torneio continental, já na próxima terça-feira (16), em partida no Uruguai.
Rosário Central, da Argentina, e o também uruguaio Nacional completam a chave.
Vale lembrar que o Palmeiras enfrentou o River Plate-URU na pré-temporada, no dia 21 de janeiro. Com time reserva, os brasileiros emplacaram 4 a 0 em jogo-treino realizado no estádio Federico Saroldi.
Erik, atacante recém-contratado pelo clube junto ao Goiás, Rafael Marques e Régis, também reforço para 2016, vindo do Sport, e Thiago Santos anotaram os gols.
O JOGO
Com vantagem construída na partida de ida em vitória por 2 a 0, gols de Michael Santos e César Taján, o River Plate-URU se limitou ao contragolpe nesta terça-feira, no Chile.
E funcionou: a marcação forte no meio de campo possibilitou roubadas de bola e saídas rápidas para a equipe, que teve a primeira chance aos 6 minutos, com Santos. O defensor rival Osvaldo González impediu que a vantagem aumentasse.
A Universidad de Chile respondeu rápido, em cobrança de falta de Canales, aos 20. A bola desviou em Rodríguez e exigiu “milagre” de Pérez, goleiro do River.
Aos 34 e 35 minutos, o time anfitrião teve as melhores oportunidades da partida: primeiro em tiro de longe do lateral Fanián Monzón, e depois em cabeçada de Matías Rodríguez – neste último lance, o arqueiro já estava batido.
Michael Santos, capitão e principal articulador do River, caiu de produção no segundo tempo. O time da casa tampouco atacou, apesar de ter mais posse de bola e ensaiar pressão nos minutos finais. A última metade perdeu em intensidade. Melhor para o clube uruguaio, que avançou sem sustos no torneio sul-americano.

Veja as datas e locais dos jogos do Palmeiras no grupo 2.

16/02: River Plate-URU x Palmeiras – Montevidéu (URU), estádio Federico Saroldi

02/03: Palmeiras x Rosário central – Allianz Parque

09/03: Palmeiras x Nacional-URU – Allianz Parque

17/03: Nacional-URU x Palmeiras – Montevidéu (URU), estádio Parque Central

06/04: Rosário Central x Palmeiras – Rosário (ARG), estádio Gigante Arroyito

14/04: Palmeiras x River Plate-URU – Allianz Parque