Pré-candidato à prefeitura de Curitiba, o presidente do PSD da Capital e deputado estadual Ney Leprevost, recebeu para um churrasco em sua casa em Guaratuba (Litoral do Estado), durante o Carnaval, o agente da Polícia Federal, Newton Ishii, que ficou conhecido como o Japonês da Federal, por sua atuação na operação Lava Jato. O encontro, divulgado por Leprevost nas redes sociais, suscitou especulações de que o policial estaria sendo convidado a concorrer às eleições deste ano pelo PSD.

Amigos
Leprevost fez questão de assegurar que o encontro foi meramente festivo, sem nenhuma conotação política. O Newton é uma pessoa que admiro e que minha família tinha o desejo de conhecer. Confio muito em toda Polícia Federal e seus membros serão sempre bem vindos em meio ao nosso grupo de amigos, afirmou o parlamentar.

Roçada
Os vereadores de Curitiba encaminharam 766 requerimentos à prefeitura em janeiro, segundo levantamento da assessoria da Câmara Municipal. Assinadas por 27 dos 38 vereadores, as proposições tratam de reivindicações como pavimentação, roçada, limpeza de áreas, desratização, iluminação pública, sinalização viária, segurança, esporte e lazer.

Berçários
Uma das questões que mais preocupam os parlamentares é o fechamento de turmas de berçário em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A medida foi questionada em pedido de informações do vereador Valdemir Soares (PRB), que perguntaou se as crianças matriculadas até 2015 tiveram as vagas garantidas e se poderão ser firmados convênios com creches particulares, para atender a demanda. Como será feito o atendimento da fila de espera e de novos inscritos em toda Curitiba, considerando a necessidade de trabalho dos pais?, pergunta Soares.

Sem brinde
Fundado em 10 de fevereiro de 1980, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores completou ontem 36 anos, sem grandes comemorações. Entre as poucas lideranças do partido que se manifestaram publicamente estão a senadora paranaense Gleisi Hoffmann, que destacou em texto nas redes sociais que como qualquer organização humana (o PT) cometeu erros, mas seu legado, sua importância para o sistema partidário brasileiro, para a democracia, são inquestionáveis.

Em branco
A página oficial do PT paranaense na internet não trazia ontem qualquer menção ao aniversário do partido. Ao que parece, com a sigla envolta na maior crise de sua história, motivada pelas denúncias de desvio de recursos da Petrobras, investigadas pela operação Lava Jato, e que levou à prisão o ex-presidente nacional e fundador da legenda, José Dirceu, e o tesoureiro João Vaccari, o clima não está propício para comemorações.

Troca de comando
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, estará em Curitiba, amanhã. Ele vem à Capital do Estado para a posse da nova direção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR). Serão empossados, na ocasião, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, na Presidência, e o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, na Corregedoria e vice-presidência do órgão.

Piso
A APP-Sindicato promove amanhã entrevista coletiva para apresentar sua pauta de reivindicações para 2016. O calendário da categoria prevê mobilização em março, com paralisação no dia 17, em que pretende cobrar reajuste de 7,75%, para implantação do novo piso nacional dos professores.