Dias de chuva são comuns no verão. Esta é a estação mais chuvosa tradicionalmente durante o ano. Apesar dos benefícios que a chuva traz para o ser humano, nas cidades ela pode ser responsável também por problemas, especialmente no trânsito. Ontem, por exemplo, a Secretaria de Trânsito (Setran) divulgava mensagens para os motoristas alertando sobre as condições nas ruas.
Com chuva em diversos bairros da cidade, motoristas devem reduzir a velocidade em ruas movimentadas e andar com faróis ligados, dizia uma das mensagens. A recomendação é de que os veículos circulem com velocidade baixa, guardando maior distância entre um carro e outro, falava outra.

Os números podem variar, mas algumas estimativas dizem que até 50% dos acidentes de trânsito em dias de chuva seriam evitados com a simples redução da velocidade dos veículos até abaixo do limite da via.
O perigo começa no início da chuva, já com os primeiros pingos. A pista, devido a sujeiras como detritos de óleo, pó e borracha misturados a água, fica escorregadia. Portanto, desde o começo reduza a velocidade e nada de freadas bruscas.

Como dirigir na chuva

De dia, acenda o farol baixo. Serve de alerta aso veículos atrás de você. Pisca alerta só com carro parado

Reduza a velocidade e mantenha distância de pelo menos 8 metros do carro da frente

Nunca freie bruscamente

A velocidade do limpador de para-brisa deve ficar no mesmo nível do volume de chuva

Com vidros embaçados, passe um pano, jamais use as mãos, pois a gordura da pele só piora. Ligue o ventilador interno ou ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar. Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é com ar quente

Não pense duas vezes. Se a chuva aumentar, pare o carro em local seguro e espere