O aumento do número de animais de estimação nos lares brasileiros, além da favorecer o mercado de venda de produtos voltados para pets, também abriu espaço para um outro segmento: o da publicidade. Com isso, os animaizinhos também galgaram um espaço de trabalho neste mercado, apontando uma tendência bastante promissora, a de pet models.

Os animais, que aparecem em anúncios publicitários e editoriais, têm contratos e portfólios, do mesmo modo que os modelos humanos que atuam no segmento. Ainda neste mesmo contexto, há agências especializadas na intermediação entre estas estrelas e as empresas que querem vender, tanto produtos específicos para animais, quanto ideias do bem estar que o convívio com os animais proporciona.

A Pet Model Brasil, por exemplo, funciona como mediadora entre produtoras e donos de pets. Como a empresa também trabalha com produções impressas publicitárias, não importa o quão treinado seja o bichinho. Sendo dócil e se divertindo com o trabalho, é o que interessa, explica Deborah Galliano Daros, Zeigelboim, diretora executiva da Pet Model Brasil.

Ela revela que o elenco da empresa inclui animais de diversas espécies e raças, como: Asinino, Ave de Rapina, Cachorro, Calopsita, Cavalo, Chinchila, Coelho, Coruja, Gato, Mini Pig, Réptil e Roedor. A agência funciona como uma ferramenta de divulgação para produtoras audiovisuais.

Como antes de uma produção de sucesso vem a segurança de nossos pet modelos, diz. Durante a produção, nos certificamos com produtores que o pet não exceda um período de 6 horas no local. Orientamos produtores que reservem um ambiente tranquilo para que ele possa aguardar durante troca de iluminação, cenário, conta.

Além disso, as leis que garantem a proteção dos animais, que são as mesmas leis aplicadas em âmbito Federal, Estadual ou Municipal, são seguidas a risca.

Cachê varia de R$ 250 a R$ 2.500

Segundo a assessoria da imprensa da empresa, eles já contam com mais de 500 animais cadastrados. São diversas espécies, que variam entre cães, gatos, pássaros, animais de grande porte e animais exóticos de 92 cidades do Brasil, como Curitiba.

Para fazer o cadastro do animal, o dono deve entrar no site da agência e seguir as instruções. Deve também enviar fotos do pet, que serão tratadas e transformadas em um portfólio. A partir daí, os contratantes escolhem os pets que lhes interessam e a agência orienta os donos a respeito dos cuidados necessários e postura no set. O responsável pelo animal deve apenas estar presente no set de produção na data e horário combinados, além de levar a alimentação e alguns petiscos que o animal goste, explica a diretora da agência.

A assessoria de imprensa da empresa informa que, após a triagem, a assinatura para manter o casting do pet custa a partir de R$ 60 por ano, o que corresponde a R$ 5 por mês. A assessoria afirma ainda que os cachês podem variar entre R$ 200 e R$ 2.500. Outras informações estão disponíveis nas redes sociais da agência.


Pets

52 milhões
de cães. Essa é a população canina presente nos lares brasileiros, segundo os dados do IBGE.