O governador Beto Richa instituiu quinta-feira (18), por meio do decreto nº 3512, a Sala Estadual de Coordenação e Controle para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya. O grupo, coordenado pela Secretaria estadual da Saúde, vai gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Desde 2011, o Paraná já trabalha com o Comitê Gestor Intersetorial de Controle da Dengue, que congrega vários órgãos de governo e instituições da sociedade civil. Com este decreto, o trabalho se amplia por conta da gravidade da situação vivida em todo país com relação ao Aedes aegypti, explica o diretor-geral Sezifredo Paz. 

A equipe vai trabalhar na mobilização de instituições de ensino, Ministério Público, Poder Judiciário e criar mecanismos para o engajamento de toda a sociedade civil em questões voltadas ao combate das doenças. Um dos grandes trabalhos da equipe é destacar a importância do papel de cada cidadão nos cuidados preventivos para evitar a proliferação do mosquito, comenta a coordenadora da Sala Estadual, Cleide de Oliveira. 

Os componentes vão elaborar, coordenar e controlar as ações de mobilização em todo o Paraná e prestar suporte técnico aos municípios com pessoal, insumos, equipamentos e logística. Todos os resultados das campanhas deverão ser avaliados e as análises servirão como base para a elaboração ou continuidade das ações. 

Também será responsabilidade da equipe consolidar os dados vindos dos municípios e remeter as informações à Sala Nacional de Coordenação e Controle. As necessidades logísticas para o cumprimento das ações também serão repassadas ao nível federal. 

O grupo será composto por representantes das Secretarias de Saúde, Comunicação Social, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Segurança Pública, Educação, Trabalho e Desenvolvimento, Infraestrutura e Logística; do Departamento de Trânsito do Estado do Paraná; Casa Militar; e Casa Civil. Integrantes de outros órgãos federais, estaduais e municipais e organizações da sociedade civil também poderão integrar a Sala.