Oportunidade de aprender e de ensinar. Esta é a definição da auxiliar administrativa Louise Ribeiro da Silva, de 26 anos, sobre o trabalho que realiza na área jurídica do Grupo Uninter. Aos dois anos de idade, ela foi diagnosticada com surdez e, naquele momento, começou uma luta em busca de igualdade.

Como é o dia a dia
Adaptada e feliz no ambiente de trabalho, ela explica que aprende muito no dia a dia e que aos poucos está ensinando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos colegas. Com o tempo vai ficando mais fácil a comunicação e a convivência. Cresci em um ambiente de aceitação, tenho o apoio da família e, por isso, sigo em frente, procurando evoluir. Louise completou o Ensino Médio, está terminando o Supletivo e tem planos de dar continuidade aos estudos na graduação.

Como funciona o Programa
Em 2015, a Uninter iniciou um trabalho de capacitação em parceria com a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), com o objetivo de ampliar o número de contratações de pessoas com deficiência. Além disso, iniciou um programa de preparação com os colaboradores, que foram envolvidos em dinâmicas para entender como ajudar a pessoa com deficiência na integração com o ambiente de trabalho.

Atendimento psicológico especializado
Para que todas as etapas do programa alcancem os resultados esperados, há cinco meses a psicóloga Silvia Domingos, com deficiência auditiva, foi contratada para acompanhar o trabalho dessas pessoas e dos gestores e equipes que trabalham diretamente com elas. Todos têm algum tipo de limitação, e existe o hábito de um tratamento diferenciado apenas porque podem ver algumas diferenças na pessoa com deficiência. O primeiro passo para melhorar isso é perguntar, conversar direto com a pessoa, destaca Silvia.

Percepção da sociedade para lidar com esta realidade
A psicóloga é enfática sobre a importância da sociedade em se comunicar para a mudança dessa realidade. Ao invés de pegar no braço de uma pessoa com deficiência visual para levá-la a algum lugar, pergunte como é possível ajudá-la, direcioná-la para o lugar que precisa ir. Se precisar ajudar um cadeirante a transpor um obstáculo, pergunte a ele como deve agir, pois ele lida com isso diariamente e com certeza tem a melhor resposta.


Curtas

* Vivo avança na integração com a GVT e amplia pontos de venda que oferecem banda larga e TV por assinatura. Até abril 100% das lojas e revendas da marca passam a vender toda a linha de serviços de telecomunicações incluindo opções de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia. A ação conjunta de vendas, que faz parte do projeto de integração entre as marcas Vivo e GVT, promove a oferta completa de serviços de comunicação junto ao consumidor.
* Os headhunters Alexander Baer e Fabiana Schneider e o especialista em Marketing Digital Victor Hugo dos Santos participam na 4a feira (24) de um happy hour organizado pela Pós Opet, em parceria com a agência Opet Placement, para estudantes recém-formados e profissionais em início de carreira. A participação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo site www.opet.com.br/pos-graduacao/happy-hour-de-negocios, pois as vagas são limitadas.
* A Casas Bahia comemora um ano da introdução do formato mobile, conceito de loja multi-operadora, que proporciona aos clientes um espaço exclusivo de venda de smartphones, tablets, planos e serviços das principais fabricantes e operadoras em atuação no país. A aposta na inovação trouxe bons resultados para a companhia, especialmente no Paraná.


FRASE

Não tentes ser somente bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor
(Albert Einstein)


 

  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br